Pesquisar neste blogue

domingo, 28 de dezembro de 2008

sugestões para um domingo chuvoso e frio...scones!


depois de uma ida falhada aos saldos, voltámos para casa e, como temos comido muito pouco ultimamente, eu e a minha "sogrinha" fomos fazer scones.
a receita é super fácil:
280 gr de farinha;
1 colher de sopa de margarina derretida;
6 colheres de sopa de leite;
3 colheres de sopa de açúcar;
1 colher de sopa de fermento em pó;
1 ovo;
sal.
mistura-se tudo por esta ordem, amassa-se e fazem-se pequenas bolas do tamanho de uma noz, ou maiores, para scones mais gordos. vai ao forno bem quente num tabuleiro enfarinhado até estarem dourados. muito bom!

o coisasnumacaixa falhou...a prenda das prendas

pois é, eu falhei, a prenda das prendas deste natal foi-me dada pelo D. e é o meu fantástico novo mini- computador! é lindo, não é?

sábado, 27 de dezembro de 2008

tubo de ensaio - crónicas de bruno nogueira

comprei ao D. o livro "Tubo de Ensaio", com as crónicas do programa com o mesmo nome na tsf. apesar dos erros de ortografia e gramática que tenho vindo a encontrar, o livro já me levou às lágrimas por diversas vezes e tenho quase a certeza que a sra. que ía à minha frente no intercidades deve ter ficado a pensar que eu tenho problemas na cabeça.
aqui fica um excerto de uma das crónicas do bruno nogueira sobre a comemoração dos 50 anos dos estrumpfes (chamo a atenção para o facto de o bruno nogueira não saber escrever estrumpfes):
"Deu que falar, os "estrunfes". Os famosos gnomos azuis criados pelo desenhador belga "Peyo", celebram este ano o seu 50º aniversário com a realização de uma digressão europeia e novas aventuras, aos quadradinhos e também nos ecrãs de televisão e salas de cinema. Que tipo de aventuras tem um estrumfe com cinquenta anos? Hum? A Grande Próstata dos Estrumfes? Gargamel no Lar dos Cogumelos? Estrumfina e os Afrontamentos? Provavelmente, eles hoje em dia já nem são todos iguais porque há estrunfes que envelhecem melhor que outros. Aposto que há alguns que já não podem usar aqueles calções e andam de fato de treino. Nos velhos tempos sempre que um estrunfe ficava de cor preta, era sinónimo de ficar mau. Agora, é sinónimo de princípio de enfarte. Não sei se é boa ideia senhores estrunfes, se calhar prefiro reter na memória a estrunfina da minha adolescência (quando toda ela era rijinha!), apesar de tudo, ainda andámos duas semanas".

algumas das prendas mais originais deste natal

etiquetas vintage dos estrumpfes

mala de fim-de-semana com gravuras de picasso (vai ser estreada daqui a poucas horas)

bd da menina henriette. hilariante!

taça de loiça em forma de ramos

escova para lavar a loiça - acho que não vou ter coragem de a tirar da embalagem!

sendo certo que o natal não são só as prendas, aqui fica a selecção de algumas das mais originais ofertas recebidas este ano (para além do nabo, claro!).

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

o nabo radioactivo....


umas das mais fantásticas prendas que recebi neste natal foi...um nabo! um nabo AMARELO! uma nabo amarelo em PICKLE! uma nabo amarelo, em pickle, e em SACARINA! mas pior, além de todas as fantásticas, e muito apelativas, características supra descritas, o meu nabo tem ainda no verso o seguinte aviso: o uso deste produto pode ser prejudicial à sua saúde. este produto contém foi determinada como causa de cancro em animais de laboratório (!!!!!!!!!!!!!!!!!)
ps: este nabo foi-me dado pelos meus ex-colegas de profissão de porteiro arrumador do tagv, no nosso jantar anual e temático de natal em que o tema foi: "o sabor conta".
para os que se preocupam com a minha saúde, prometo não o consumir nem o servir como entrada aos meus amigos quando os convidar para jantar cá em casa.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

feliz natal!

a todos os meus leitores e amigos....FELIZ NATAL!!!!! vou agora a caminho do bacalhau, das filhós e das rabanadas....

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

faltam dois dias para o natal!!!





já só faltam 2 dias para o natal e finalmente a nossa árvore está montada. está fantástica....decorada com bolachas de gengibre em forma de coração do IKEA, flocos de neve comprados no ccb numa das últimas idas a lx e as tradicionais bolas. eu até lhe tirei umas fotos ontem à noite, mas ficaram péssimas. recuso-me a pô-las no blog.
de resto, as decorações já estão todas no lugar. lembram-se das letras autocolantes compradas no hiper china? estão na parede do hall de entrada para dar as boas vindas às visitas cá de casa. os 18 cubos de plástico para fotos também já estão todos embrulhados e prontos a seguir viagem. não resisto a mostrar como estão lindos! a minha melhor compra de natal cá para casa? o sino de metal do bazar de natal de serralves. acho que vai passar para os meus filhos e netos e marcar presença nos natais vindouros.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

o Mosteiro iluminado




podem não ter deixado abrir santa clara ao público quando tudo e todos estavam prontos para abrir mas, a partir de hoje, das 20h00 às 24h00, o Mosteiro passa a iluminar-se para a cidade.

domingo, 14 de dezembro de 2008

guarda chuva bom para namorar


em coimbra ontem chovia, hoje chove em lisboa, em madrid neva. para qualquer uma destas cidades, para passeios a 2 para namorar, esta é a ideia perfeita - o guarda-chuva duplo!

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

prendas de natal...o embrulho também conta!

para mim, uma das partes boas do natal é embrulhar presentes. normalmente nunca trago as prendas já embrulhadas das lojas e dedico sempre algum tempo a escolher o papel perfeito, com a fita de tecido a condizer e ainda com alguns adornos natalícios (bagas vermelhas, gizos, cogumelos de pasta de papel, etc). quando o embrulho fica pronto, o toque final é sempre dado pela etiqueta, que além de utilitária (uma vez que começo a embrulhar as prendas com alguma antecedência, quando chego à semana anterior ao natal já me baralho um pouco nos embrulhos e é difícil saber que prenda é para quem) pode também ser decorativa. hoje em dia podem comprar-se etiquetas em todo o lado (ainda na semana passada comprei umas no IKEA fantásticas), mas também se podem fazer, aproveitando restos de cartolina colorida ou ainda descarregar da net. para provar esta última sugestão, deixo um pdf de umas etiquetas fantásticas, muito design. eu acabei de imprimir as minhas em papel autocolante e ficaram óptimas, mesmo perfeitas para as prendas do jantar de natal do gang cá em casa. boa bricolage natalícia!

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

um cogumelo trá-lá-lá.....



digam lá se os meus cogumelos não são fantásticos?! cresceram na quinta, espontaneamente, no meio de um banco feito pelo D. estou seriamente a pensar em incorporá-los no presépio de casa da avó N. ou então, fazer uma mini aldeia de smurfs..... :)

antes e depois












este fim de semana voltámos a ir para fora, mas desta feita para trabalhar! a missão era simples: atacar o chão do antigo quarto da alcatifa, na quinta. é já o nosso 3º quarto em vias de recuperação e garanto que, apesar de as fotos não fazerem jus ao resultado final, o quarto está incomparavelmente melhor.
a alcatifa, com mais de 30 anos - em idade e em ácaros, foi literalmente atirada pela janela e será incinerada numa das próximas manhãs de outono pelo nosso fiel adelino. quando passarmos à decoração e retoques finais prometo mais fotos.

sábado, 6 de dezembro de 2008

famílias...


não consegui resistir a esta família!

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

árvore de natal


fui hoje escolher a minha árvore de natal...sim, escolher, como quem vai à florista e escolhe um ramo de flores. e sim, isto quer dizer (para os mais fundamentalistas - ou para os engenheiros do ambiente deste mundo) que eu sou uma assassina de árvores que em vez de se contentar com uma infinitamente reutilizável àrvore de plástico, todos os anos sacrifica uma verdadeira. mas vejamos: as de plástico cheiram a pinheiro? não!; as de plástico envolvem a tradição da viagem de família para a escolha? não! estão arrumadas na garagem dentro de uma caixa de papelão que uma vez por ano vê a luz do dia; as de plástico são maravilhosamente imperfeitas? não! as de plástico mudam de cor quando o natal chega ao fim? não! não! recuso-me a ter uma árvore de plástico, por menos ecológico que isto seja. adiante, este ano, contudo, tive de me conter na escolha da árvore. o ano passado, entusiasmada pelo passeio com o meu tio entre as dezenas de potenciais pinheiros, escolhi um ligeiramente grande - na verdade, não só não coube no meu carro, como também não coube no elevador do prédio, e por fim, não coube, naturalmente, dentro de casa. resultado: o D. ofereceu-me um serrote e obrigou-me a resolver o probema do pinheiro extra large na nossa garagem. mas que fique registado: o resultado final ficou perfeito e acho que dificilmente voltaremos a ter um pinheiro de natal tão fantástico e robusto! assim, apesar de o pinheiro deste ano não cumprir as dimensões exigidas pelo D. (1,53m, com vaso!) - é claro que ele ainda desconhece este pequeno pormenor porque ainda não o viu - acho que vai dar um belo pinheiro e mal posso esperar pela sua chegada para, finalmente, inciar as decorações natalícias.
para os outros - os fundamentalistas - deixo esta ideia: uma árvore de natal feita de post it's.

calendário do advento


o meu primo L. todos os anos se esmera ao fazer o calendário do advento lá de casa. são sempre 24 janelas altamente trabalhadas e cheias de significado. cá em casa não é costume termos o dito calendário, no qual se vai fazendo a contagem dos dias até ao natal, mas acho que se tivéssemos um, gostava que fosse como este da foto - em vez de janelas, pequenos cones com uma surpresa lá dentro. a tradição revisitada!

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

fim de semana prolongado na foz

comemos...muiiiitoooo...
fizémos as palavras cruzadas em 2 jornais simultâneo...
trocámos receitas com a avó G. e sua impressionante colecção (esta pilha é só a das receitas de salgados!)...
e estivémos atentos aos pormenores,
muito atentos!
muito bom. venha o próximo fds prolongado!


quinta-feira, 27 de novembro de 2008

já falta menos de um mês!

só para lembrar os mais esquecidos: JÁ FALTA MENOS DE 1 MÊS PARA O NATAL!
amanhã vou escolher a minha árvore de natal....depois mostro como é :)

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

pom-pons de saco plástico!



apesar de eu tentar usar sempre os meus sacos de pano quando vou às compras, os sacos de plástico cá em casa parecem crescer, por vezes, a um ritmo descontrolado.
esta semana encontrei no site creaturecomforts uma ideia original para reciclar velhos sacos: usá-los para fazer pom-pons, que depois podem servir para decorar os embrulhos das prendas de natal, por exemplo.
eu confesso que ainda não experimentei fazer nenhum, mas deixo aqui a tradução das intruções passo a passo para vocês experimentarem. depois quero ver os resultados!
vão precisar de: * 1 saco plástico de supermercado (por pom pom) * tesoura * 5-10 minutos de tempo livre *
Passo 1. Espalmem o saco em cima de uma mesa e cortem as duas alças. Guardem-nas para mais tarde. Cortar o fundo do saco apenas o suficiente para que fiquem com um tubo de plástico (aberto nas duas extremidades). Abram o saco e cortem as duas laterais - isso irá criar dois quadrados de plástico).
Passo 2. Começando em uma extremidade de um dos quadrados de plástico, cortar uma linha contínua (como mostrado na imagem). Repetir com o seu segundo quadrado. Vão acabar com duas longas tiras de plástico (serão todos tortos ... mas está tudo bem).
Passo 3. Começando com uma das tiras, enrolem-na em torno de quatro dedos usando o polegar para mantê-la estável. Repetir com a outra fita plástica.
Passo 4. Cuidadosamente amarrar com um duplo nó uma das alças do saco (que tinham guardado) a meio das tiras de plástico que tínhamos enrolado nos dedos. As extremidades da alça de plástico que usou para amarrar o seu molho ficarão soltas. Não as cortem.
Passo 5. Com uma tesoura cortar as alças que se formaram quando as tiras foram embrulhadas em torno de sua mão.
Passo 6 + 7. Depois que todos os circuitos foram cortadas, agarrar as duas extremidades longas (que não foram cortadas se tiverem seguido as instruções acima), e agitar suavemente o pom pom. Se estiver demasiado farfalhudo, aparem-no com a tesoura e voilá!

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

letras autocolantes


ontem, numa viagem a essa extraordinária loja que é o hipper china, descobri estas letras autocolantes a 1€. ainda não sei bem muito bem o que vou fazer exactamente com elas, mas já vislumbro inúmeras possibilidades: colar em copos para fazer de marcadores de lugar, com a inicial do nome do convidado; colar nas prendas de natal como susbtituto das tradicionais etiquetas; colar no espelho da casa de banho para deixar mensagens lamechas ao D.; colar num pedaço de madeira ou plástico e fazer carimbos com iniciais..............

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

uma boa sugestão para aquecer noites frias


o meu primo L. tem uma amiga, a J., que adora cozinhar e tem um blog http://paracozinhar.blogspot.com/, onde se podem encontrar, todos os dias, receitas absolutamente deliciosas. eu já experimentei várias e sai sempre bem. por outro lado, como o marido da J. é de descendência goesa, encontram-se sempre alguns pratos mais exóticos, sempre com muiiiitto caril!
bom, na semana passada experimentei a sua receita de queques rápios de maçã e canela, só que fiz em versão bolo. são mesmo bons e fáceis de fazer. confesso que o que me atraiu na receita, além da fotografia do blog - que é de fazer água na boca, foi o facto de as medidas estarem em colheres de sopa. para uma naba da matemática, como eu, que nunca sabe passar os dl para litros, e que só sobrevive na cozinha porque tem um copo medidor para tudo (líquidos, açúcar, arroz...) isto é genial.
deixo a receita para experimentarem, mas não deixem de ir ver o blog.

Ingredientes para 8 queques ou 1 bolo pequeno:
10 clh sopa de farinha
10 clh sopa de açúcar
6 clh de sopa de leite
4 clh de sopa de óleo
2 ovos
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de canela em pó
2 maçãs
Preparação:Misture a farinha com o açúcar. Acrescente o leite, o óleo, os ovos inteiros, o fermento em pó e a canela.Amasse tudo muito bem e junte mais um ovo se a massa estiver muito seca.Desasque e corte a maçã em quadradinhos, se for fazer os queques, ou em fatias se fizer na versão bolo.Para os queques, misture metade das maçãs à massa e coloque-a em forminhas. Coloque depois a restante maçã por cima e polvilhe com açúcar e canela.Para a versão bolo, coloque a massa sem maçã num tabuleiro untado e polvilhado com farinha, e por cima disponha gomos de maça, até cobrir totalmente a massa.Vai ao forno durante 40 minutos.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

domingo, 16 de novembro de 2008

mais jantares de sexta



sexta foi noite de jantarada. hà já algum tempo qe não conseguíamos juntar os amigos todos cá em casa, por isso soube muito bem. especialmente porque contámos com a presença das gémeas I. e F. que passaram a noite de mão em mão a servir de cobaias à nossa azelhice. coitadinhas.....desculpem.
aqui fica mais uma ideia para marcadores de lugar: etiquetas coladas nos respectivos copos que têm uma dupla função - marcar o lugar e copo de cada um, para que a meio da noite não andemos desesperados à procura do nosso. podem fazer o download das etiquetas no seguinte link: http://creaturecomforts.typepad.com/my_weblog/files/free-oval-round-labels.pdf

smurfs da argentina





a nossa colecção não pára de crescer. tanto é assim que já tivémos de mudar os nossos estrumpfes do corredor para uma prateleira só para eles. esta semana, recebemos uma prenda de peso: uma embalagem de pó de talco dos estumpfes, vintage, vinda directamente da argentina! uma preciosidade! como é óbvio, não me atrevo a comprovar se o seu conteúdo é mesmo pó de talco, cheiroso e inócuo, ou qualquer outro pó....isto na argentina nunca se sabe.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

etiquetadoras





há imenso tempo que eu queria ter uma etiquetadora. e não, não me estou a referir àquelas coisas que se usam nas mercearias para colocar o preço nos produtos. estou a falar do sucessor dos dymos que todos tínhamos quando éramos pequenos. não sei se se recordam, mas eles eram um must: para pôr no tablier do carro com o nome do proprietério, ou na caixa do correio, ou ainda nos dossiers da escola. lembro-me que tinha uma professora de piano (sim, eu andei no piano - à força, claro!), absolutamente assustadora, que nos obrigava a levar as pautas nuns dossiers amarelos de cartão que se compravam mesmo em frente, na pérola branca, e no cimo dos quais tínhamos de colocar uma tira de dymo vermelha com o nosso nome. muito bonito....
enfim, mas eu há que tempos que queria uma etiquetadora e nos últimos folhetos de regresso às aulas da worten (agora que penso nisso, já foi há algum tempo), lá estava ela. rapidamente me dirig à loja mais próxima onde fui informada que nas lojas de coimbra não havia. só no resto do país. e eu pergunto, PORQUÊ? por acaso temos menos direitos que os outros? somos menos organizados que no resto do país? enfim, consumida pela raiva, voltei para casa e encomendei a minha etiquetadora pela net. 2 dias depois, estava em casa, maravilhosa. desde então, tenho etiquetado tudo o que apanho à mão: caixas, frascos de chás, latas de botões, cadernos, etc. é muito útil, a sério! e dá para fazer etiquetas em vários estilos. existem vários modelos, de várias marcas, por isso, aventurem-se!