Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

uma boa sugestão para aquecer noites frias


o meu primo L. tem uma amiga, a J., que adora cozinhar e tem um blog http://paracozinhar.blogspot.com/, onde se podem encontrar, todos os dias, receitas absolutamente deliciosas. eu já experimentei várias e sai sempre bem. por outro lado, como o marido da J. é de descendência goesa, encontram-se sempre alguns pratos mais exóticos, sempre com muiiiitto caril!
bom, na semana passada experimentei a sua receita de queques rápios de maçã e canela, só que fiz em versão bolo. são mesmo bons e fáceis de fazer. confesso que o que me atraiu na receita, além da fotografia do blog - que é de fazer água na boca, foi o facto de as medidas estarem em colheres de sopa. para uma naba da matemática, como eu, que nunca sabe passar os dl para litros, e que só sobrevive na cozinha porque tem um copo medidor para tudo (líquidos, açúcar, arroz...) isto é genial.
deixo a receita para experimentarem, mas não deixem de ir ver o blog.

Ingredientes para 8 queques ou 1 bolo pequeno:
10 clh sopa de farinha
10 clh sopa de açúcar
6 clh de sopa de leite
4 clh de sopa de óleo
2 ovos
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de canela em pó
2 maçãs
Preparação:Misture a farinha com o açúcar. Acrescente o leite, o óleo, os ovos inteiros, o fermento em pó e a canela.Amasse tudo muito bem e junte mais um ovo se a massa estiver muito seca.Desasque e corte a maçã em quadradinhos, se for fazer os queques, ou em fatias se fizer na versão bolo.Para os queques, misture metade das maçãs à massa e coloque-a em forminhas. Coloque depois a restante maçã por cima e polvilhe com açúcar e canela.Para a versão bolo, coloque a massa sem maçã num tabuleiro untado e polvilhado com farinha, e por cima disponha gomos de maça, até cobrir totalmente a massa.Vai ao forno durante 40 minutos.

2 comentários:

Anónimo disse...

dúvida: temos mesmo que acrescentar fermento? porque as farinhas agora já vêm com fermento... obrigada! (sou uma leitora assídua do teu blog, smurfina!)

coisasnumacaixa disse...

amiga!!!
estou com saudades!
a minha resposta para ti é: dahahaaaa...se a farinha já tem fermento, então não precisas de por mais.