amanhã vou escolher a minha árvore de natal....depois mostro como é :)
quinta-feira, 27 de novembro de 2008
segunda-feira, 24 de novembro de 2008
pom-pons de saco plástico!
apesar de eu tentar usar sempre os meus sacos de pano quando vou às compras, os sacos de plástico cá em casa parecem crescer, por vezes, a um ritmo descontrolado.
esta semana encontrei no site creaturecomforts uma ideia original para reciclar velhos sacos: usá-los para fazer pom-pons, que depois podem servir para decorar os embrulhos das prendas de natal, por exemplo.
eu confesso que ainda não experimentei fazer nenhum, mas deixo aqui a tradução das intruções passo a passo para vocês experimentarem. depois quero ver os resultados!
vão precisar de: * 1 saco plástico de supermercado (por pom pom) * tesoura * 5-10 minutos de tempo livre *
Passo 1. Espalmem o saco em cima de uma mesa e cortem as duas alças. Guardem-nas para mais tarde. Cortar o fundo do saco apenas o suficiente para que fiquem com um tubo de plástico (aberto nas duas extremidades). Abram o saco e cortem as duas laterais - isso irá criar dois quadrados de plástico).
Passo 2. Começando em uma extremidade de um dos quadrados de plástico, cortar uma linha contínua (como mostrado na imagem). Repetir com o seu segundo quadrado. Vão acabar com duas longas tiras de plástico (serão todos tortos ... mas está tudo bem).
Passo 3. Começando com uma das tiras, enrolem-na em torno de quatro dedos usando o polegar para mantê-la estável. Repetir com a outra fita plástica.
Passo 4. Cuidadosamente amarrar com um duplo nó uma das alças do saco (que tinham guardado) a meio das tiras de plástico que tínhamos enrolado nos dedos. As extremidades da alça de plástico que usou para amarrar o seu molho ficarão soltas. Não as cortem.
Passo 5. Com uma tesoura cortar as alças que se formaram quando as tiras foram embrulhadas em torno de sua mão.
Passo 6 + 7. Depois que todos os circuitos foram cortadas, agarrar as duas extremidades longas (que não foram cortadas se tiverem seguido as instruções acima), e agitar suavemente o pom pom. Se estiver demasiado farfalhudo, aparem-no com a tesoura e voilá!
sexta-feira, 21 de novembro de 2008
letras autocolantes
ontem, numa viagem a essa extraordinária loja que é o hipper china, descobri estas letras autocolantes a 1€. ainda não sei bem muito bem o que vou fazer exactamente com elas, mas já vislumbro inúmeras possibilidades: colar em copos para fazer de marcadores de lugar, com a inicial do nome do convidado; colar nas prendas de natal como susbtituto das tradicionais etiquetas; colar no espelho da casa de banho para deixar mensagens lamechas ao D.; colar num pedaço de madeira ou plástico e fazer carimbos com iniciais..............
quarta-feira, 19 de novembro de 2008
uma boa sugestão para aquecer noites frias
o meu primo L. tem uma amiga, a J., que adora cozinhar e tem um blog http://paracozinhar.blogspot.com/, onde se podem encontrar, todos os dias, receitas absolutamente deliciosas. eu já experimentei várias e sai sempre bem. por outro lado, como o marido da J. é de descendência goesa, encontram-se sempre alguns pratos mais exóticos, sempre com muiiiitto caril!
bom, na semana passada experimentei a sua receita de queques rápios de maçã e canela, só que fiz em versão bolo. são mesmo bons e fáceis de fazer. confesso que o que me atraiu na receita, além da fotografia do blog - que é de fazer água na boca, foi o facto de as medidas estarem em colheres de sopa. para uma naba da matemática, como eu, que nunca sabe passar os dl para litros, e que só sobrevive na cozinha porque tem um copo medidor para tudo (líquidos, açúcar, arroz...) isto é genial.deixo a receita para experimentarem, mas não deixem de ir ver o blog.
Ingredientes para 8 queques ou 1 bolo pequeno:
10 clh sopa de farinha
10 clh sopa de açúcar
6 clh de sopa de leite
4 clh de sopa de óleo
2 ovos
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de canela em pó
2 maçãs
Preparação:Misture a farinha com o açúcar. Acrescente o leite, o óleo, os ovos inteiros, o fermento em pó e a canela.Amasse tudo muito bem e junte mais um ovo se a massa estiver muito seca.Desasque e corte a maçã em quadradinhos, se for fazer os queques, ou em fatias se fizer na versão bolo.Para os queques, misture metade das maçãs à massa e coloque-a em forminhas. Coloque depois a restante maçã por cima e polvilhe com açúcar e canela.Para a versão bolo, coloque a massa sem maçã num tabuleiro untado e polvilhado com farinha, e por cima disponha gomos de maça, até cobrir totalmente a massa.Vai ao forno durante 40 minutos.
terça-feira, 18 de novembro de 2008
domingo, 16 de novembro de 2008
mais jantares de sexta
sexta foi noite de jantarada. hà já algum tempo qe não conseguíamos juntar os amigos todos cá em casa, por isso soube muito bem. especialmente porque contámos com a presença das gémeas I. e F. que passaram a noite de mão em mão a servir de cobaias à nossa azelhice. coitadinhas.....desculpem.
aqui fica mais uma ideia para marcadores de lugar: etiquetas coladas nos respectivos copos que têm uma dupla função - marcar o lugar e copo de cada um, para que a meio da noite não andemos desesperados à procura do nosso. podem fazer o download das etiquetas no seguinte link: http://creaturecomforts.typepad.com/my_weblog/files/free-oval-round-labels.pdf
smurfs da argentina
a nossa colecção não pára de crescer. tanto é assim que já tivémos de mudar os nossos estrumpfes do corredor para uma prateleira só para eles. esta semana, recebemos uma prenda de peso: uma embalagem de pó de talco dos estumpfes, vintage, vinda directamente da argentina! uma preciosidade! como é óbvio, não me atrevo a comprovar se o seu conteúdo é mesmo pó de talco, cheiroso e inócuo, ou qualquer outro pó....isto na argentina nunca se sabe.
quarta-feira, 12 de novembro de 2008
etiquetadoras
há imenso tempo que eu queria ter uma etiquetadora. e não, não me estou a referir àquelas coisas que se usam nas mercearias para colocar o preço nos produtos. estou a falar do sucessor dos dymos que todos tínhamos quando éramos pequenos. não sei se se recordam, mas eles eram um must: para pôr no tablier do carro com o nome do proprietério, ou na caixa do correio, ou ainda nos dossiers da escola. lembro-me que tinha uma professora de piano (sim, eu andei no piano - à força, claro!), absolutamente assustadora, que nos obrigava a levar as pautas nuns dossiers amarelos de cartão que se compravam mesmo em frente, na pérola branca, e no cimo dos quais tínhamos de colocar uma tira de dymo vermelha com o nosso nome. muito bonito....
enfim, mas eu há que tempos que queria uma etiquetadora e nos últimos folhetos de regresso às aulas da worten (agora que penso nisso, já foi há algum tempo), lá estava ela. rapidamente me dirig à loja mais próxima onde fui informada que nas lojas de coimbra não havia. só no resto do país. e eu pergunto, PORQUÊ? por acaso temos menos direitos que os outros? somos menos organizados que no resto do país? enfim, consumida pela raiva, voltei para casa e encomendei a minha etiquetadora pela net. 2 dias depois, estava em casa, maravilhosa. desde então, tenho etiquetado tudo o que apanho à mão: caixas, frascos de chás, latas de botões, cadernos, etc. é muito útil, a sério! e dá para fazer etiquetas em vários estilos. existem vários modelos, de várias marcas, por isso, aventurem-se!
terça-feira, 11 de novembro de 2008
autocolantes decorativos para tampos de retrete?!
eu ía fazer um post muito mau acerca dos autocolantes decorativos para tampo de retrete que eu vi no lidl. ÍA fazer porque o meu amigo chapim me acusou de não respeitar a liberdade de expressão alheia, e eu fiquei a pensar nisso. mas depois de muito pensar cheguei à seguinte conclusão/questão: será que um tampo de retrete precisa de ser decorado?! que outras más aplicações vão as pessoas inventar para uma coisa tão fantástica como os wall stickers....
kubos transparentes
os anos 80 tiveram muitas coisas foleiras - as permanentes, as ombreiras nas camisas, as correntes douradas, etc, etc, etc. no entanto há também algumas coisas que os da geração de 80, como eu, olham com algum saudosismo: os episódios do darta cão, da flora e da ana dos cabelos ruivos; o elástico - para jogar na rua desde a hora do lanche até à de jantar; aquelas pastilhas elásticas cor-de-rosa que vinham num tubo tipo pasta de dentes e os cubos de fotografias, que todos tínhamos em casa com fotos mais ou menos desbotadas, de nós próprios (com penteados e óculos absolutamente surreais), com os nossos pais, primos, e restante família (todos com um estilo igualmente duvidoso).
pois bem, apesar de esses cubos ainda existirem em algumas casas, eles voltaram a vender-se! são iguaizinhos aos antigos e a vantagem óbvia é que o plástico já não está amarelado como os que temos há séculos no cimo da prateleira. depois, permitem composições divertidas de fotos e podem ser uma boa prenda para o natal que aí vem. eu já me abasteci.
sábado, 8 de novembro de 2008
talheres de plástico
quando se fala de talheres de plástico, normalmente, vem-nos à ideia aquelas facas e garfos de plástico branco, ranhoso, que se levam para os piqueniques, e que à mais pequena força se partem nas nossas mãos. sabem do que estou a falar, certo?
no entanto, não sei se já tinham reparado, mas assiste-se, presentemente, a uma verdadeira revolução no mercado nos talheres de plástico. basta irem ao supermercado mais próximo para constatarem o que estou a dizer! aqui ficam alguns exemplos cheios de estilo.
sexta-feira, 7 de novembro de 2008
quarta-feira, 5 de novembro de 2008
terça-feira, 4 de novembro de 2008
provavelmente um dos últimos cartuxos.
andava eu à procura de uma chaleira eléctrica para a L. (porque em Seia faz muito frio e o saco de água-quente da L. arrefece durante a noite e ela, porque não vê o meu blog, não conhece as almofadas de arroz) quando o vi. a princípio não queria acreditar nos meus olhos, pensei que fosse ilusão de óptica, mas não. misturado com os autocolantes para colar cantos de fotografias e os albúns de cartão estava o derradeiro, o solitário, o último cartuxo de polaroid da loja!!! não hesitei - nem mesmo quando vi que, não obstante o cartuxo estar fora do prazo de validade desde agosto deste ano, o preço não tinha baixado.
acho que foram uns 14€ bem empregues. agora só tenho de decidir como, ou melhor, em quem, vou gastar aquelas valiosas 10 polaroids.
uma excelente ideia natalícia
recebi hoje o seguinte mail:
Para o Natal 2008 (espalhe essa ideia)
Que tal fazer algo diferente, este ano, no Natal? Sim... Natal... daqui a pouco ele chega. Que tal ir a uma agência dos Correios e pedir uma das 17 milhões de cartinhas de crianças pobres e ser o Pai ou Mãe Natal delas? Há a informação de que existem pedidos inacreditáveis. Existem crianças pedindo um casaco, uma blusa, ou um simples doce... É UMA ideia. É só pedir a carta e entregar o presente numa agência dos correios até o dia 20 de Dezembro. Os próprios correios se encarregam de fazer a entrega. DIVULGUE P/ OS SEUS AMIGOS
Na vida, passamos por 3 fases:
- a primeira, quando acreditamos no Pai Natal;
- a segunda, quando deixamos de acreditar
- a terceira, quando nos tornamos Pai Natal!!!
domingo, 2 de novembro de 2008
não se deita fora nem um clip
esta velha máxima do meu sogro (que a herdou do seu pai), originou uma bela noite à volta de pregos, parafusos, macanetas e outras quinquilharias. a velha caixa de vinho do porto foi reutilizada para armazenar coisas que podem ser reaproveitadas e um velho tubo do gás de casa dos bisavós do D. vai ser transformado em candeeiro de parede para o quarto que estamos a arranjar na quinta.
às vezes não deitar NADA fora compensa!
noite das bruxas em galizes
sábado, 1 de novembro de 2008
fim de semana
gel deco
eu e o D. já começámos a comprar as nossas prendas de natal. sim....gozem à vontade, mas eu acho que não há nada pior para estragar o espírito natalício do que andar aos sábados antes do natal enfiados no centro comercial a tentar desesperadamente encontrar alguma coisa de jeito para oferecer (sim, porque nessas alturas, já não se oferece o que se quer, mas sim o que se encontra).
mas adiante, durante a nossa procura, encontrámos uma coisa interessante. chama-se gel deco e eu já tinha visto o efeito engraçado que produz em casa dos meus primos. trata-se de uma espécie de borracha pegajosa (a mim só me lembra os pega monstros, lembram-se?) que se pode colar em vidros, espelhos, ou qualquer outro material vidrado. dá-me ideia que é mais fácil de tirar do que de por (cola-se imenso às mãos, mas qualquer criança consegue fazer este projecto), por isso não estraga as superfícies onde se cola e pode ser retirado facilmente quando estivermos fartos.
acho que deu um certo glamour à nossa casa de banho das visitas.
mas adiante, durante a nossa procura, encontrámos uma coisa interessante. chama-se gel deco e eu já tinha visto o efeito engraçado que produz em casa dos meus primos. trata-se de uma espécie de borracha pegajosa (a mim só me lembra os pega monstros, lembram-se?) que se pode colar em vidros, espelhos, ou qualquer outro material vidrado. dá-me ideia que é mais fácil de tirar do que de por (cola-se imenso às mãos, mas qualquer criança consegue fazer este projecto), por isso não estraga as superfícies onde se cola e pode ser retirado facilmente quando estivermos fartos.
acho que deu um certo glamour à nossa casa de banho das visitas.
Subscrever:
Mensagens (Atom)