Pesquisar neste blogue

terça-feira, 25 de novembro de 2014

a arte do papel




 as coroas da "boas ideias com alma" que me inspiraram a fazer a nossa. 
 uma das minhas compras no christmas market
a base da coroa: cartão grosso proveniente das mudanças da casa dos meus sogros.
os modelos das folhas, feitas com cartolina fina com padrões.

o resultado final

no rescaldo do christmas market de sábado, e inspiradas pelas magníficas criações em papel da banca das "boas ideias com alma" (que podem ver aqui), eu e a zabi estivémos entretidas no domingo à tarde a fazer uma coroa de natal para a porta lá de casa.
o modelo da coroa e respetivas instruções de execução estão no livro "a arte do papel", que comprei há alguns anos e que tem ideias giríssimas de coisas para fazer com papel.

para fazer uma coroa igual à nossa precisam dos seguintes materiais:

- uma placa de cartão grosso
- cartolinas coloridas com, pelo menos, 3 padrões diversos;
- cola de batom
- fita de cetim

comecem por desenhar no cartão grosso o diâmetro da coroa - eu usei como molde um tabuleiro.
depois, dentro desse circulo, desenhem um menor (eu usei um prato de sobremesa como modelo).
cortem.
façam um molde de uma folha. não precisa de ser simétrico e até podem fazer folhas não exatamente iguais, desde que tenham o mesmo comprimento.
cortem as folhas e depois dobrem-nas ao meio, para que, quando as colarem na coroa, fiquem ligeiramente salientes.
colem as folhas na coroa, sobrepondo-as, tendo o cuidado de apenas aplicar a cola de batom na base da folha, para que estas fiquem soltas nas pontas.
não se esqueçam de fazer um oríficio na parte superior da coroa, por onde vão passar a fita de cetim, para prender na porta.
fácil!

2 comentários: