domingo, 30 de dezembro de 2012
sábado, 29 de dezembro de 2012
inveja
no pós natal a minha secretária regressou ao caos habitual. restos de papel de embrulho, fitas de tecido por todo o lado, estiquetas perdidas e ainda prendas por entregar. olhar para esta foto deixa-me, face ao exposto, num estado de inveja absoluta! de todo o modo, as minhas "tralhas" nunca caberiam na parte de trás de uma única porta....talvez se fosse uma porta tripla...
sábado, 22 de dezembro de 2012
presentes feitos em casa para amigos e vizinhos
comecei a fazê-los às 7h30 da manhã, mas valeu a pena. estes biscoitos são, na minha opinião, uma das melhores prendas para oferecer aos amigos que nos visitam nestes dias natalícios, bem como uma forma de retribuir as cebolas e ovos, às vezes pedidos aos vizinhos mais chegados, quando a meio do jantar percebemos que afinal a despensa não estava assim tão bem recheada!
a receita é da joana roque e podem encontrá-la aqui:http://paracozinhar.blogspot.pt/2006/12/bolachinhas-de-natal_01.html
FELIZ NATAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
sexta-feira, 14 de dezembro de 2012
ping, ping, ping...
chove lá fora e chove no meu gabinete. há semanas que tinha reparado que estavam marcados, num dos cantos da parede, oposto ao da minha secretária, uns riscos de água, que descem do teto até ao chão. hoje comprovei a catástrofe. chove mesmo cá dentro. nesta casa já tivémos episódios bem assustadores, como de uma colega que chegou numa segunda-feira ao seu gabinete e encontrou os processos todos ensopados, o computador molhado e a impressora arruinada. uns tiveram salvação, outros não.
também na sala dos engenheiros, a última da todas, bem no fundo do corredor, onde existe, há anos, uma espécie da catarata do niagara, donde jorra água em abundância, em dias de maior pluviosidade.
era mesmo o que me faltava: deixei de me preocupar com a entrada de chuva na quinta para ter de me preocupar com os dilúvios no meu próprio gabinete!
quarta-feira, 12 de dezembro de 2012
casas para oferecer
a prenda perfeita para dar aos vizinhos, colegas de trabalho, ou para as educadoras da creche da i. - caixinhas em forma de casa, cheias de bolachinhas ou chocolates.
encontrei no blog http://www.designmom.com/ e o template para as casas está aqui: http://www.designmom.com/wp-content/uploads/2012/12/housegiftboxtemplate.pdf
fácil e super original!
terça-feira, 11 de dezembro de 2012
selos...ou a falta deles.
a propósito deste post (http://economiacadecasa.blogspot.pt/2012/12/postais-de-natal-faca-os-escreva-os-e.html) mas não só, estive no domingo passado a fazer os postais de natal para enviar este ano. tive a colaboração sempre preciosa da i. e creio que, talvez para o ano, ela já faça os seus próprios cartões! a minha filha é muito dotada de mãos.
o verdadeiro motivo deste post é, no entanto, outro: onde param as tabacarias que vendem selos? será possível que tenha que perder 30m na estação dos correios para comprar meia dúzia de estampilhas? o que é feito das máquinas automáticas que estavam à porta dos CTT?
segundo pude apurar, quanto às máquinas, as 4 que existiam em coimbra foram todas vandalizadas numa só noite, num prejuízo que ronda os € 4000 por máquina (!), quanto à falta de selos em geral, constato com tristeza que, aos poucos, também estes estão a desaparecer do quotidiano das pessoas.
não consigo perceber como é possível substituir uma carta por um e-mail, ou por sms...
não consigo perceber como é possível substituir uma carta por um e-mail, ou por sms...
domingo, 9 de dezembro de 2012
etiquetas de natal
como já devem saber por agora, eu tenho uma predileção especial por artigos de papelaria, e as etiquetas ocupam um lugar especial no top das minhas coisas favoritas.
se já estiverem fartos das tradicionais etiquetas natalícas, com pais natais, renas e azevinhos, aqui fica uma seleção das mais giras que tenho encontrado.
para descarregar, imprimir a cores em papel autocolante e enfeitar os vossos embrulhos! eu por cá já comecei a embrulhar os meus presentes.
Free gift tags from Domesifluff (also available in a pink colorway).
Holiday Gift Tags by Camilla Engman - Studio Morran
Free gift tags by Haciendo El Indio available on Bloesem Kids.
http://images.marthastewart.com/images/content/web/pdfs/2010Q4/msl_1210_monogramgifttags.pdf
Winter Bird Tags (3 Different Sheets available) from Rebecca's Misc.
Holiday Gift Tags from Sea Urchin Studio (via Grit)
quinta-feira, 6 de dezembro de 2012
10 truques para tornar a saída da cama, num dia de inverno, mais fácil.
O apartment
therapy apresenta as seguintes dicas (lembrei-me logo que serão muito úteis
para a minha prima):
1 – Beber um copo de água, assim que saiam da cama –
estimula o corpo e ajuda a permanecer acordado (ou a não voltar a fechar os
olhos e virar para o lado)
2 – Programar a máquina do café para começar a
funcionar à hora em que temos de sair da cama: o cheirinho a café acabado de
fazer será um bom estímulo!
3 – Beber qualquer coisa antes de adormecer: isso
fará com que de manhã tenhamos que ir à casa de banho e logo, uma vez
levantados, será menos provável regressar ao quente dos lençóis.
4 – Não permitir que o nosso cérebro, ainda meio a
dormir, nos convença a permanecer na cama.
5 – Ter alguma coisa por que ansiar: quer seja ir
decorar a árvore de natal ou cortar o cabelo.
6 – Se acordarem antes do alarme tocar, saiam imediatamente
da cama!
7 – Fazer qualquer coisa ativa: podemos não ter a
energia para desatar a fazer 50 flexões, mas bastam alguns exercícios simples
para acordar o corpo.
8 – Tomar banho mal saiam da cama (é que nem pensar! Isso
é uma violência….eu sou uma adepta fervorosa dos banhos antes de ir para a
cama).
9 – Ter um post-it na mesa-de-cabeceira com a lista
de coisas a fazer nesse dia.
10 – Se nada do resto funcionar, colocar vários
despertadores espalhados pela casa, obrigar-nos-á, certamente, a levantar mais
depressa!
quarta-feira, 5 de dezembro de 2012
o amigo de todas as ocasiões
raios partam os dentes do siso! para que é que servem?! para NADA, ABSOLUTAMENTE NADA! primeiro, sofri horrores até saírem os da esquerda. agora parece que são os da direita a querer ver a luz do dia. vai-me valendo o eludril, um bom amigo até me decidir a ir ao dentista....
domingo, 2 de dezembro de 2012
a bola para a árvore da natal da creche: versão 2
bom, a ideia de fazer a bola de esferovite e franjas de papel, que de início parecia tão fácil, revelou-se algo complexa. a mesa da sala ficou um caos de restos de papel, e a bola nunca mais ganhava forma. aposto que o meu tio a. se está a rir interiormente enquanto lê este parágrafo!
curiosamente, ontem à tarde, enquanto deambulava pelos blogs do costume encontrei num que descobri recentemente (bom, não é bem um blog, é mais um sítio que congrega videos em 3 categorias: food, DIY & style, sendo que a de DIY é a minha favorita), um video a ensinar como fazer uma bola de natal de papel.
apesar de parecer complicado, é bastante fácil: basicamente, precisam de 20 circulos de papel (eles aconselham fazer de duas cores diferentes) depois marcam um triângulo no meio de cada para fazerem as marcas das dobras, colam os circulos uns aos outros e a bola surge! mas muito melhor do que esta explicação, é o video (finalmente aprendi como introduzir videos!!!).
a bola da i. ficou um pouco egocêntrica, mas eu adorei e ela também, claro!
feira de artesanato de buarcos
tenho de confessar que passei grande parte da última reunião de condomínio a folhear o catálogo de enfeites de natal feitos de tecido, da minha vizinha do 5ºB (a mesma dos sacos do calendário do advento, claro).
assim sendo, e perante tão simpático convite, não podíamos faltar à feira de artesanato de buarcos, onde ela e a sobrinha vão expor os seus talentos. uma óptima desculpa para ir ver o mar num fim de semana de sol!
dia 2 de dezembro, das 9h30 às 17h30 no largo da má língua, em buarcos, figueira da foz.
sábado, 1 de dezembro de 2012
natal 2013 - dia 1
montámos hoje o nosso calendário do advento, ao som de músicas de natal e para felicidade da i., que dava guinchinhos de alegria. os saquinhos (se bem se lembram) tinham sido feitos o ano passado, (com a ajuda de uma vizinha, que tem um verdadeiro talento para a costura) e com o intuito de dar início a uma nova tradição de natal.
as surpresas que estão no interior vão desde um par de mini-luvas cor-de-rosa (a prenda de hoje), até estrelas para colar na janela do quarto e desenhos para pintar, feitos habiilidosamente pela madrinha da i., tudo acompanhado de histórias a explicar o nascimento de jesus.
a nossa árvore (verdadeira e sempre giríssima graças ao olho natalício do meu tio a.) só deve chegar para a semana, mas por aqui já começa a cheirar a natal.
não sei se já vos disse, mas ADORO o natal!
sexta-feira, 30 de novembro de 2012
45.000!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
uau....o coisasnumacaixa chegou às 45.000 visualizações. hoje é uma data histórica!parabéns aos meus fiéis leitores. tem sido divertido partilhar este espaço convosco.
quinta-feira, 29 de novembro de 2012
quarta-feira, 28 de novembro de 2012
bricolage natalícia para a creche
esta semana todos os dias aparecem recados novos na caderneta da escola da i. um dos últimos prende-se com a necessidade de levar uma bola de natal para enfeitar a árvore que vão montar.
como queria fazer uma coisa diferente, lembrei-me imediatamente destas bolas que tinha visto no blog oh joy. não as colocaria na minha árvore lá de casa (gosto dos enfeites mais tradicionais) mas acho que é uma ideia diferente para a da escola. comprei uma bola de esferovite (num chinês da baixa especializado em artigos de crafting) e agora é só fazer franjas e dar largas à imaginação. vamos ver o que sairá....
segunda-feira, 26 de novembro de 2012
programas de culinária
para mim, há qualquer coisa de terapêutico em ver programas de culinária. o d., mal entra na sala, revira os olhos e suspira. diz que não percebe como é possível alguém passar horas a ver os outros a cozinhar. com o jamie oliver ainda sou capaz de o agarrar durante uns minutos, mas com os outros é impossível.
ontem, com aquele dia deprimente de chuva e frio, era o que me apetecia fazer: ficar o dia inteiro a ver alguém a cozinhar coisas salgadas, quentes e deliciosas.
o único problema de assistir a esse tipo de programas é a gula: não consigo conter-me e nos intervalos faço uns assaltos inconfessáveis à despensa e ao frigorífico!
sábado, 24 de novembro de 2012
a semana de todas as encomendas
a semana que passou deu água pela barba ao nosso carteiro. 1º chegou a pá da máquina do pão. passo a explicar: há duas semanas deitámos para o lixo o resto de um pão bolorento...com a pá da máquina lá dentro. é claro que só demos pela sua falta quando quisémos fazer um novo pão. felizmente, conseguimos encomendar na net uma peça igual e não tivémos de seguir os passos da bloger de as minhas receitas que, tendo estragado a sua, teve de ir ao serralheiro para conseguir adaptar a única que consegiu encomendar.
depois, foi a vez de receber o livro blog.inc, da autora do blog oh joy (um blog colorido, alegre e despretencioso) e que promete revolucionar o coisasnumacaixa. mas isto fica para outro post.
finalmente, veio a prometida ( e tão esperada!) encomenda da minha amiga i, uma caixa, muito bem recheada, com:
- a prenda de natal do ano passado - umas maravilhosas forminhas de silicone para queques, que não aparecem na foto porque a i. se agarrou imediatamente a elas e não as largou mais - mas que vão ser rapidamente postas a uso.
- a prenda de anos de 2012, um conjunto de vales de uma designer habilidosa e que, nas palavras da i. "se multiplicarão em dádivas para os meus amigos";
- umas molas de metal vindas diretamente de são francisco, "a bem da permanência da" minha mesa de trabalho. ahahaha...muito engraçadinha!
terça-feira, 20 de novembro de 2012
segunda-feira, 19 de novembro de 2012
em suspensão
se eu tivesse uma botija de hélio usava esta ideia para as decorações da próxima festa.
como não tenho, partilho convosco. :)
quinta-feira, 15 de novembro de 2012
dia nacional do pijama
há 2 dias a i. chegou a casa com esta caixinha de papel e a seguinte explicação: "é para a mãe e o pai porem uma moeda para os meninos que não têm roupa!". conciso e preciso. :)
a acompanhar a dita caixa vinha um panfleto a explicar que no dia 20 todos os meninos teriam de ir para a creche vestidos de pijama e levar um saco-cama, um peluche e uma almofada para assim passarem o dia em atividades divertidas.
pensei logo que também queria ir.....
o dia nacional do pijama pretende ser um dia solidário, em que as crianças mais pequenas ajudam outras, que não têm família, nem posses, através da entrega, na respetiva escola, da dita caixa-mealheiro, preferencialmente cheia de moedas que as crianças recolheram junto dos pais, restante família e amigos.
uma boa ideia!
terça-feira, 13 de novembro de 2012
a santa da minha sogra
antes....o caos!
depois...a organização
uma vez que o d está fora até quarta, a mãe dele veio cá para casa para nos ajudar. não sendo suficiente o apoio precioso que me dá com a i., veio carregada com caixas plásticas do IKEA, já tendo em mente um makeover na despensa. hoje, quando saí, o cenário era o da fotografia em cima e quando cheguei a casa do trabalho, já tinha uma despensa perfeitamente arrumada.
resultado: descobri que tenho uma caixa inteira de pacotes de massa a meio, montes de coisas fora de prazo, variadíssimas garrafas de azeite para acabar, frascos de açúcar duplicados, etc, etc, etc.e ainda dizem mal das sogras....
sábado, 10 de novembro de 2012
memória de elefante
depois de 7 horas enfiada numa sala, a um sábado, a ouvir falar de gestão financeira, nada melhor do que vir para casa e inventar um jogo da memória, com cartões velhos e um resto de papel de embrulho. estou pasmada com a capacidade da i. para memorizar o lugar das cartas. de facto, o seu pequeno cérebro ainda tem muito espaço de memória disponível!
terça-feira, 6 de novembro de 2012
made in paper - quero tudo!
descobri hoje, quase por acaso, um site portugês (apesar de o nome não o indiciar) com produtos de papelaria.
chama-se made in paper (http://madeinpaper.bigcartel.com/) e eu quero tudo! do baker's twine até à fita de papel japonesa, passando, não podia deixar de ser, pelas etiquetas.
se eu ganhasse o euromilhões, primeiro, reconstruía a VP, comprava os terrenos todos de volta aos barros e punha as propriedades a render e depois entrava numa papelaria e trazia tudo o que me apetecesse.
a propósito, já alguém (tirando LCO, claro) passou pela nova secção de papelaria da fnac? é muito tentadora (tirando no preço) e tem coisas que eu ainda não tinha visto em portugal. pode ser um bom ponto de paragem na romaria das prendas de natal.
segunda-feira, 5 de novembro de 2012
VP e arrabaldes
depois da aula de piscina da i., no sábado de manhã, rumámos à VP para um fim-de-semana rural. tínhamos de ir testar o alarme e garantir que não entra água no telhado novo e pareceu-nos que a melhor altura para isso era justamente quando a zona estava em alerta amarelo (!!!). verificámos que o alarme está a funcionar a 50% (ainda não conseguimos pôr a funcionar uma das sirenes exteriores apesar dos melhores esforços do d.) e nem sinal de água dentro de casa, o que é um enorme descanso.
aproveitámos para dormir, muito (quase que tenho vergonha de dizer que de sábado para domingo dormimos mais de 10 horas) e no domingo fomos passear. primeiro, fomos à fraga de pena, um conjunto de cascatas naturais, com caminhos pedestres muitíssimo bem arranjados e uma flora exuberante. eu já conhecia, mas o d. nunca lá tinha ido. vale muito a pena e aconselho a todos. é um excelente passeio em família. regressámos de bolsos cheios de castanhas e o d. não resistiu a devorar uns medronhos que naquela zona brotam como cogumelos, em qualquer lugar!
depois, seguimos para o piódão, mas fomos pelo caminho mais longo e estava a ver que nunca mais chegávamos. subimos e subimos a serra, por estradas (ainda que bem arranjadas) de curva e contracurva, com desfiladeiros que fazem vertigens até ao mais aventureiro, e eu sempre a pensar que felizmente a i. ainda não está em idade de enjoar, caso contrário teria sido uma desgraça.
chegados ao piódão, esperava-nos um frio de morrer e um conjunto de feirantes que
tentam impingir aos visitantes bugigangas sem interesse, como
ímans para o frigorífico, abre latas ou ponchos da serra.
lá encontrámos um restaurante razoável, almoçámos, e
descemos a serra de regresso a casa. nada mais a acrescentar. acho que vale
mais a pena uma visita ao talasnal, na serra da lousã. é mais perto, a vista de serra é igualmente bonita e a aldeia, apesar de muito mais desertificada, é mais genuína.
em suma, um fim de semana em cheio, como já é habitual.
já em coimbra, e para terminar em cheio, fomos dar com a i. em intensa actividade artística com o seu estojo de pintura do nody. resultado: mesa azul, roupa azul e dedos azuis - e a tinta não sai dos dedos! lindo....
já em coimbra, e para terminar em cheio, fomos dar com a i. em intensa actividade artística com o seu estojo de pintura do nody. resultado: mesa azul, roupa azul e dedos azuis - e a tinta não sai dos dedos! lindo....
Subscrever:
Mensagens (Atom)