Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

VP e arrabaldes














depois da aula de piscina da i., no sábado de manhã, rumámos à VP para um fim-de-semana rural. tínhamos de ir testar o alarme e garantir que não entra água no telhado novo e pareceu-nos que a melhor altura para isso era justamente quando a zona estava em alerta amarelo (!!!). verificámos que o alarme está a funcionar a 50% (ainda não conseguimos pôr a funcionar uma das sirenes exteriores apesar dos melhores esforços do d.) e nem sinal de água dentro de casa, o que é um enorme descanso.
aproveitámos para dormir, muito (quase que tenho vergonha de dizer que de sábado para domingo dormimos mais de 10 horas) e no domingo fomos passear. primeiro, fomos à fraga de pena, um conjunto de cascatas naturais, com caminhos pedestres muitíssimo bem arranjados e uma flora exuberante. eu já conhecia, mas o d. nunca lá tinha ido. vale muito a pena e aconselho a todos. é um excelente passeio em família. regressámos de bolsos cheios de castanhas e o d. não resistiu a devorar uns medronhos que naquela zona brotam como cogumelos, em qualquer lugar!
depois, seguimos para o piódão, mas fomos pelo caminho mais longo e estava a ver que nunca mais chegávamos. subimos e subimos a serra, por estradas (ainda que bem arranjadas) de curva e contracurva, com desfiladeiros que fazem vertigens até ao mais aventureiro, e eu sempre a pensar que felizmente a i. ainda não está em idade de enjoar, caso contrário teria sido uma desgraça.
chegados ao piódão, esperava-nos um frio de morrer e um conjunto de feirantes que tentam impingir aos visitantes bugigangas sem interesse, como ímans para o frigorífico, abre latas ou ponchos da serra. 
lá encontrámos um restaurante razoável, almoçámos, e descemos a serra de regresso a casa. nada mais a acrescentar. acho que vale mais a pena uma visita ao talasnal, na serra da lousã. é mais perto, a vista de serra é igualmente bonita e a aldeia, apesar de muito mais desertificada, é mais genuína.
em suma, um fim de semana em cheio, como já é habitual.
já em coimbra, e para terminar em cheio, fomos dar com a i. em intensa actividade artística com o seu estojo de pintura do nody. resultado: mesa azul, roupa azul e dedos azuis - e a tinta não sai dos dedos! lindo....

2 comentários:

Pri disse...

10 horas?? nem vou comentar :)

LCO disse...

Que giras, as fotos da minha sobrinha! :)
Mas nem vou comentar essa apologia (incompreensível, a meu ver!) do horrendo Talasnal em detrimento do Piódão! Espero bem que o fantasma do João Brandão te venha assombrar! :P