Pesquisar neste blogue

sábado, 17 de abril de 2010

cozinhados de fim de semana

tarte de amêndoas
croquetes

depois de um início de tarde na feira do livro, decidi atacar os cozinhados. os croquetes, com uma receita do chefe silva retirada da colher de pau foram para aproveitar sobras de carne do domingo de páscoa que estavam a ocupar o congelador. a tarte de amêndoa é mais uma receita da colecção das fichas de cozinha que o meu pai tem feito para mim e é para levar para a festa de anos do meu amigo s. que fez 30 anos na semana passada.
aqui ficam as receitas:
croquetes do chefe silva (só posso dizer que é preciso ter paciência - coisa que me falta amiúde!)
200 gr de carne cozinhada
3 colheres de sopa de azeite
1 dente de alho e 1 cebola picados finamente
60 gr de farinha
2 ovos
sal, pimenta e noz moscada
1,5 dl de leite.
resumidamente: refogar o alho e a cebola em azeite, juntar a farinha e o leite bem quente. mexer muito bem até descolar do fundo do tacho. juntar a carne, misturar bem, temperar com sal e noz moscada. tirar a panela do lume e juntar um ovo e mexer. voltar a levar ao lume, até a pasta formar uma bola e descolar do fundo. despejar sobre um tabuleiro, deixar arrefecer, e depois moldar os croquetes, passando-os por ovo e pão ralado.
tarte crocante de amêndoa
para a massa:
370 gr de farinha
180 gr de manteiga
àgua q.b. e uma pitada de sal
misturar todos os ingredientes até obter uma pasta moldável e forrar com ela uma base de tarte. levar ao forno pré-aquecido a 180 graus, durante 20m, com pesos por cima (ex. feijões).
recheio:
100 gr açúcar
100 gr manteiga
1 1/2 dl natas
200 gr amêndoas laminadas
num tacho levar ao lume a manteiga, o açúcar e as natas e deixar cozer até engrossar um pouco. adicionar a amêndoa, deitar o preparado na tarteira e levar ao forno durante 20m.
a mim, a tarte ficou um pouco mole à saída do forno. estou à espera que arrefeça, para ver se endurece. amanhã digo se ficou boa.

2 comentários:

Ana Azeiteiro disse...

Os croquetes são uma "seca" de fazer, mas ficam muito bons, eu já fiz algumas vezes cá em casa! A tarte ficou boa? Vou experimentar...
Beijinhos

Anónimo disse...

Eu provei a tarte e estava deliciosa!!! C.