Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 28 de maio de 2009

a holga

eu não sei se vocês sabem o que é uma holga. eu não sabia, mas fiquei maravilhada. a holga é uma máquina fotográfica à antiga. é de plástico, usa rolos a sério, daqueles que têm de ser revelados num laboratório, não tem nada de automático e tira fotos que parecem polaroids. mesmo! a cor é igual à das polaroids e, tal como nestas, nunca se sabe muito bem o que é que vai sair na foto, porque por mais que uma pessoa se fixe num determinado ponto, a máquina tem vida própria e fotografa o que quer. curiosamente, quanto pior ou em pior estado estiver a holga, melhores as fotos. tem tudo a ver com a entrada de luz. é preciso perceber, no entanto, que só vai gostar da holga quem gostar do que as polaroids têm de imperfeito: a cor, o grão da imagem, o formato, os bordos arredondados...
o meu grande amigo s., que é fotógrafo e tem todas as máquinas de última geração, disse-me que o bom da holga é que ela fotografa as coisas como nos lembramos delas, como as nossas memórias. de facto, ninguém tem recordações absolutamente perfeitas. com o fim das polaroids, a holga pode ser uma óptima substituta!

Sem comentários: