Pesquisar neste blogue

domingo, 8 de março de 2009

bolo de bolacha.... de marte!

o meu bolo...de marte.
sem decoração
as minhas bolas - as azuis claras ficaram ligeiramente queimadas.
a minha inspiração! espero que para a próxima o meu bolo fique maiis parecido com este...

se é certo que durante este fim de semana não fiz ab-so-lu-ta-men-te nada, a verdade é que o meu último fim de semana foi bastante produtivo. além da instrutiva lição gastronómica na quinta de s. luiz, fiz, para o almoço de família do domingo passado, bolo de bolacha. mas só o fiz por uma razão: para tentar imitar a decoração que vi no blog http://inchmark.squarespace.com/.
é muito fácil de fazer e apesar de o meu bolo não ter ficado tão bonito como o da foto do dito blog, o efeito final é engraçado. como é óbvio, quantos mais variadas as cores do corante alimentar, mais colorido fica o bolo.
as bolas para decorar o bolo são feitas de cobertura royal icing, ou seja:
2 claras de ovo
2 colheres de chá de sumo de limão
330 gr de acuçar em pó (açúcar baunilhado)
corante alimentar
bate-se tudo, e dispõe-se em bolinhas sob uma folha de papel vegetal. teoricamente, esta cobertura deve ser deixada a endurecer durante a noite, mas isto não aconteceu com a minha. no dia seguinte, como as bolinhas ainda não estavam secas, tive de as por uns minutinhos no forno.
é preciso ter cuidado para não por demasiado corante alimentar (basta uma gota pequenina) e para não deixar as bolinhas queimarem no forno.
o sabor também é óptimo: sabem a suspiros!

Sem comentários: