a nossa despensa está um nojo. os guardanapos de papel estão espalhados por todos os lados. há restos de açucar no fundo dos caixotes de madeira e é quase impossível encontrar à primeira os palitos ou os caldos knor. não faço ideia se existem cogumelos em lata e desconfio que a salada de frutas que está no fundo de tudo já passou de prazo. no outro dia deixei um recado à empregada pedindo-lhe os seus bons ofícios no sentido de diligenciar pela arrumação e higienização do espaço, mas quando cheguei a casa não notei qualquer diferença, à parte da limpeza, claro. assim, urge arregaçar as mangas e atirar-me de cabeça. coincidentemente, no site do aparthment therapy está hoje um post com dicas para organizar a despensa em menos de 10 minutos....exatamente o que eu preciso.
vamos lá então às sugestões dos srs.
1º - virar os rótulos de todas as embalagens para fora, empilhando, se possível, todas as latas;
2º - agrupar itens semelhantes: ex. todos os tipos de arroz, todos os tipos de açúcar, todas as embalagens de polpa de tomate; o chocolate em pó e o café, etc.
3º - limpar as prateleiras para remover restos de farinha ou açúcar ou outras porcarias: para o efeito, sugiro que o façam com toalhetes de bebé - bem sei que não é muito ecológico, mas fica maravilhosamente bem cheiroso e é super rápido.
4º - verificar as datas de validade dos produtos (e deitar fora tudo o que já tenha passado de prazo) - cara sogra, esta é para si!
5º - fazer uma lista de receitas que podem ser feitas com os ingredientes disponíveis na despensa e colá-las com um post-it nas embalagens: assim, quando chegarmos a casa cansados e sem imaginação para planear o jantar, basta sacar de um post-it e já está meio caminho andado.
6º - re-empilhar todos os acessórios de cozinha que possam estar arrumados na despensa e que normalmente ocupam imenso espaço, tal como pyrexs ou tupperwares. esta é a teoria, agora é só passar à prática!