Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

6 passos para arrumar a despensa em menos de 10 m

 
a nossa despensa está um nojo. os guardanapos de papel estão espalhados por todos os lados. há restos de açucar no fundo dos caixotes de madeira e é quase impossível encontrar à primeira os palitos ou os caldos knor. não faço ideia se existem cogumelos em lata e desconfio que a salada de frutas que está no fundo de tudo já passou de prazo. no outro dia deixei um recado à empregada pedindo-lhe os seus bons ofícios no sentido de diligenciar pela arrumação e higienização do espaço, mas quando cheguei a casa não notei qualquer diferença, à parte da limpeza, claro. assim, urge arregaçar as mangas e atirar-me de cabeça. coincidentemente, no site do aparthment therapy está hoje um post com dicas para organizar a despensa em menos de 10 minutos....exatamente o que eu preciso.
vamos lá então às sugestões dos srs.
1º - virar os rótulos de todas as embalagens para fora, empilhando, se possível, todas as latas;
2º - agrupar itens semelhantes: ex. todos os tipos de arroz, todos os tipos de açúcar, todas as embalagens de polpa de tomate; o chocolate em pó e o café, etc.
3º - limpar as prateleiras para remover restos de farinha ou açúcar ou outras porcarias: para o efeito, sugiro que o façam com toalhetes de bebé - bem sei que não é muito ecológico, mas fica maravilhosamente bem cheiroso e é super rápido.
4º - verificar as datas de validade dos produtos (e deitar fora tudo o que já tenha passado de prazo) - cara sogra, esta é para si!
5º - fazer uma lista de receitas que podem ser feitas com os ingredientes disponíveis na despensa e colá-las com um post-it nas embalagens: assim, quando chegarmos a casa cansados e sem imaginação para planear o jantar, basta sacar de um post-it e já está meio caminho andado.
6º - re-empilhar todos os acessórios de cozinha que possam estar arrumados na despensa e que normalmente ocupam imenso espaço, tal como pyrexs ou tupperwares. esta é a teoria, agora é só passar à prática!

domingo, 23 de setembro de 2012

alegações acerca da minha secretária

a minha secretária é um local de criatividade. normalmente não trabalho na minha secretária. ela serve o simples propósito de albergar transitoriamente os projectos criativos que tenho em mãos, os papéis que ainda não arquivei, as contas para pagar e que por alguma razão não foram ainda coladas com fita cola no roupeiro do escritório (para pagar no último dia, como é meu apanágio!), as tesouras que escondo da i., os restos de papel de embrulho que não deitei fora porque podem servir para alguma coisa, etc, etc, etc.
hoje fui advertida para o facto de a minha secretária poder prejudicar a concentração do meu marido, que trabalha (a sério) na secretária contígua. acho isto um escândalo!
a minha secretária é muito mais divertida do que a dele. a dele nem sequer tem lápis a sério, só lapiseiras (!!!) - ora isso diz muito acerca do trabalho que uma pessoa desenvolve na sua secretária. na dele tudo tem um sítio próprio e só existem as coisas absolutamente essenciais. que piada é que isso tem? em vez de ser vista como poluição visual, a minha secretária devia ser olhada como fonte de inspiração, isso sim.
enfim, calúnias.

ainda sobre downton abbey

caras leitoras, COMO É ÓBVIO não posso revelar em público de que forma tive acesso ao 1º episódio da 3ª série de downton abbey - ou querem ir visitar-me à prisa levando-me uma lima de unhas escondida num bolo?!?! só posso dizer que tivessem um marido tão maravilhoso como o meu (que tem um amigo que conhece outro amigo e tal...) e tinham o assunto resolvido. prometo esclarecimentos adicionais por uma via menos pública. de qualquer forma, creio que na fox deve estar quase a dar. bom resto de domingo!

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

downton abbey

começou a 3ª temporada de downton abbey. finalmente algo de refrescante neste panorama cinzento. a expectativa era grande e o primeiro episódio não desiludiu. problemas de heranças, gestão de propriedades, amores e desamores e dramas familiares, uma trama suculenta, como sempre!

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

incertezas

genericamente, é tudo risonho no mundo dos blogs. os bebés crescem alegremente e sem birras, retratados em fotos maravilhosas e de sorrisos escancarados. nas imagens de nossas casas, estas aparecem sempre impecavelmente arrumadas e limpas, escondendo-se atrás do óculo da máquina fotográfica a pilha de roupa para passar ou a bagunça de papéis na mesa de entrada, ou ainda a desorganização de sapatos que ladeiam a nossa cama. as nossas carreiras são postadas como promissoras e os obstáculos da vida laboral não têm lugar no rol de mensagens comunicadas ao exterior. em suma: a nossa vida é apresentada como cor-de-rosa e feliz.
esta semana não me sinto assim. apesar de ser uma optimista por natureza, estou muito apreensiva com o que aí vem. e nem o facto de há 2 dias ter finalmente conseguido acabar de ver o curioso filme "o exótico hotel marigold", em que um dos protagonistas, o dono de um hotel decrépito, tem por lema de vida qualquer coisa como "tudo acaba bem no final. se ainda não está bem, é porque ainda não chegou ao fim", me ajuda neste sentimento de angústia em relação ao futuro.

domingo, 9 de setembro de 2012

o final de um domingo ocupado


setembro é um mês de recomeços e novas rotinas depois de passarmos agosto a recarregar baterias. incia-se um novo ano de trabalho, muda a estação e com ele abre-se um mar de possibilidades novas, quer profissionais, quer pessoais.
apesar de ser bastante avessa à mudança, há já algum tempo que andava com vontade de fazer algo novo na nossa sala. no domingo, depois de uma tarde bem passada no talasnal, nesse encontro já mítico que é o churrasco do mocamfe, e antes de virmos para casa, decidimos passar numa dessas grandes lojas de bricolage para espreitar as tintas e os papéis de parede.
como o meu marido é um santo e embarca em todas as minhas loucuras acabámos por sair de lá com uma lata de tinta na cor "castanho chocolate nº5" (que, na verdade, é mais um castanho galão), rolos e fita adesiva. entre as 18h30 e as 19h45 despachámos o assunto. é claro que a i. também quis ajudar e tivémos de lhe dar rolos e pincéis para ela fingir que pintava.
confesso que durante o processo de pintura hiperventilei, transpirei e até tive ligeiras palpitações - tal como já referi, não me dou muito bem com mudanças. dei comigo a pensar que estava a destruir a nossa sala, que aquilo ía ficar tudo borrado e que na manhã seguinte teríamos de voltar à loja para comprar tinta branca e voltar a pôr tudo como antigamente. felizmente a 2ª de mão e a paciência do d. acalmaram os meus ânimos e o resultado final (depois de mais uma lata de tinta) ficou exactamente como tínhamos idealizado (apesar de eu ainda me estar a habituar à parede). as duas zonas da sala estão agora em perfeita sintonia, unidas pelo mesmo esquema de cores e o recanto que agora pintámos tornou aquela zona um pouco mais aconchegante.

sábado, 8 de setembro de 2012

planeando a vela de baptismo da m.

tal como já tinha referido anteriormente, eu e o d. fomos convidados para ser padrinhos da m. na altura, foi uma grande surpresa, e foi com emoção que, naturalmente, aceitámos o convite.
uma vez que o baptizado se aproxima a passos largos (vai ser em meados de outubro), decidimos que estava na altura de tratar da vela de baptismo. eu já tinha andado a pesquisar sobre o assunto porque, à semelhança da vela que os meus primos fizeram para a i., queria uma coisa diferente. é óbvio que podíamos comprar uma vela já feita. existem imensas no mercado e mesmo na net já se encontram muitas velas personalizadas. no entanto, a maior parte delas tem um estilo demasiado pio para nosso gosto e as realmente giras custam um balúrdio. por outro lado, o significado do sacramento em si justifica uma especial atenção a todos os pormenores da cerimónia e nós, como padrinhos, temos a obrigação (de entre todos as outras maiores e mais importantes obrigações, claro!) de garantir que a vela reflecte aquele momento especial.
assim sendo, nada melhor do que comprar uma vela simples (redonda ou quadrada) e decorá-la ao nosso gosto (e ao dos pais, obviamente). no meio do nosso passeio pela baixa - sítio onde, apesar de tudo, se continua a encontrar a maior oferta de tudo o que foge ao comercial banal, encontrámos estes moldes de pequenas pombas. podem ser utilizados para decoração de bolos ou para enefeitar qualquer outra coisa e com a ajuda da pasta de moldar vão ser perfeitos para a vela. prometo mostrar depois o resultado final.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

as compras da hora de almoço



toda a gente sabe que as crianças "esticam" durante as férias de verão e a i. não é exceção. olhando para ela no pós-férias parece-me mais alta e aquela barriga reconchuda já está a diminuir. de vez em quando, consigo até vislumbrar as suas pequenas costelas, mas só muito ao de leve....:)
em consequência, os pés também dela cresceram. as sandálias de borracha já não servem e com as sandálias "mais pipocas" também já anda com os dedos de fora. ontem, durante a hora de alomoço, numa passeata pela cada vez mais depenada baixa, fui enfiar o nariz na moda infantil desta estação e não consegui resistir a estas sabrinas maravilhosas e muito girlish. ela, vaidosa, também adorou e o dificil foi tirar-lhas dos pés!

estou pasmada!

no seguimento de uma conversa de trabalho com uma colega ela pergunta-me como vai a i. respondo-lhe que ela está óptima, super-despachada, e que andamos na saga das fraldas, o que implica, entre outras peripécias, lavar cerca de 5 cuecas (ou mais, dependendo da quantidade de líquidos ingeridos pela minha filha) por dia.e é aí que a minha colega se sai com esta: "Porque é que não lhe pões um pensinho diário nas cuecas? Assim não tinhas de lavar tanta roupa!".
?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!
há pessoas que deviam ser proibidas de ter filhos!

terça-feira, 4 de setembro de 2012

verão em tavira em versão express

praia do barril....a melhor de todas!um delicioso arroz de marisco comido na insuspeita marisqueira "o fialho". uma pérola perdida em luz de tavira.pedaços da ria formosa
passeios ao pôr-do-sol.
brincadeiras a 2, e a 3.
ida à feira medieval de castro marim. um programa para toda a família que aconselho e que vamos certamente repetir.castro marim.leitura de praia. uma sugestão do meu primo l. que, apesar da narrativa excessivamente histórica em certos capítulos, não desiludiu.conchas e conchinhas. um clássico de verão.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

"tudo fica melhor numa moldura"


tudo fica melhor numa moldura, são os senhores do IKEA que o dizem, no acabadinho de chegar catálogo de 2013, e eu concordo.
este projeto estava na gaveta (ou melhor, em cima da minha já de si caótica secretária) desde antes de férias. a ideia surgiu quando o meu primo l. me cedeu gentilmente (sim, é mesmo verdade, ele DEU-ME!!!! desculpem, esta é uma private joke só mesmo para quem o conhece bem) o seu catálogo da homes in heaven. no meio das tão apetecíveis imagens de móveis brancos, brancos sujo ou acinzentados encontrei esta página e achei logo que dava um óptimo poster.
depois foi só comprar uma vulgar e barata moldura e escolher o melhor sítio. coloquei-o na entrada porque acho que é uma boa frase de acolhimento para quem nos visita, mas o facto de não estar pendurada na parede e da i. já chegar à prateleira vai provavelmente fazer-me repensar.
um bom projeto para recomeçar a época de trabalho. bom início para todos!