Pesquisar neste blogue

terça-feira, 17 de abril de 2012

a perna de borrego

AVISO AO MEU AMIGO L.: l. escusas de ler este post, (podes ir para a cama ver séries ou mesmo dormir) - acabei de relatar-to ao telefone, mas fiquei inspirada com os teus elogios!
adiante,
os nossos caseiros ofereceram-nos uma perna de borrego que, como podem ver pela lastimável foto (têm de me dar um desconto visto que são quase onze da noite e fui tirar a fotografia a correr, depois de sair do banho com uma toalha enrolada na cabeça), é enorme e ocupa toda a gaveta do frigorífico. além dos ovos supra relatados, este é o outro dilema culinário da semana.
a piada da história tem a ver com as instruções que recebi, relativamente à confecção da peça, e que passo a contar:
1 - para tirar o gosto da perna de borrego (o gosto? mas se sabe mal porque é que eu a vou comer?!) é preciso demolhá-la durante 3 dias (não 1, não 4, mas exactamente 3 dias!) em água com limão, louro e vinagre (e já agora uma gota de lixívia, não?).
2 - depois dos 3 dias, é preciso escaldar a perna em água a ferver (já estou a ouvir o meu tio a. em voz off a dizer "havias de escaldar em quê?!") para ter a certeza que não ficam quaisquer impurezas, nem peles, nem outras coisas repelentes que aparentemente existem numa perna de borrego (volto a perguntar: mas é mesmo suposto comer aquilo?).
3 - finalmente, tempera-se o bicho com as coisas habituais (sal, alho, margarina) para lhe dar sabor (sabor a carne, presumo eu, porque depois dos pontos supra, não sei a que é que a peça saberá).
em resumo: estou a pensar em antecipar as minhas férias e ficar por casa só para tratar do animal que, se for como o último que recebemos, vai acabar em croquetes.

2 comentários:

Pri disse...

ora, eu poria de molho essa perna e o ovos durante as férias que se avizinham, com muito do teu amigo bicarbonato.

A minha receita seria:
1. pôr perna + ovos nojentos tds juntos num grande alguidar com água
2. juntar bicarbonato de sódio (sei que tens sempre à mão!)
3. ir de férias descansadamente
4. voltar de férias
5. fingir um ar surpreendido e triste por ter esquecido o alguidar com água
6. deitar tudo para o lixo.

coisasnumacaixa disse...

ahahaha.....era, de facto, uma boa ideia. no entanto devo informar que acabei ainda à pouco de cortar aos bocados a dita perna, já cozinhada e nem está assim tão repugnante. mas já sabes, se eu te convidar para vir cá jantar e forem croquetes´sabes com o que contar!