hotel do mar, em sesimbra. ano de construção: 1963
até os pacotes de café do pequeno almoço eram sixties!
mobiliário dos patamares
até os pacotes de café do pequeno almoço eram sixties!
mobiliário dos patamares
pormenor do bar: esta foto não lhe faz jus
outra cadeira fantástica
e outro patamar!
ainda me lembro dos belos banhos de sol que tomámos nestas espreguiçadeiras!
a vista do nosso quarto. pormenor da janela.
a propósita de uma ida à pousada/estalagem de santa bárbara, cujo estado de abandono me deixou preplexa, lembrei-me de escrever um post a propósito do hotel do mar, em sesimbra.
há mais ou menos um ano o d. ofereceu-me, de prenda de 1º aniversário de casamento, uns dias surpresa em sesimbra, no hotel do mar. na altura fiquei extasiada com a ideia de ir passar uns dias à praia com o d. (adoro praia!!!) e não liguei muito ao destino - na verdade, nem sequer conhecia sesimbra. no entanto, quando lá chegámos, tive uma agradável surpresa: o hotel, além de ter uma óptima localização, mesmo em frente ao mar, tem um ambiente único (nada comparável aos sempre iguais ibis, ou outros do género), com uma decoração típica dos anos 60.
fiquei fascinada com o mobiliário que decora todo o hotel e apesar de alguns pisos terem um ar ligeiramente decadente, aquele ambiente antigo mas cheio de design dá-lhe toda a graça!
hoje, enquanto fazia uma pesquisa a propósito do arquitecto que o projectou - arquitecto conceição silva, descobri que circula na net uma petição a favor da classificação de algumas das suas obras, em sesimbra, como imóveis de interesse público ou municipal.
assino por baixo no que respeita ao hotel que merece ser preservado a todo o custo de intervenções que o possam standardizar e fazer perder a sua magia vintage!
"O Arquitecto Conceição Silva é uma importante referência no panorama da produção arquitectónica Portuguesa na segunda metade do séc. XX, a sua obra e actividade empreendedora foram absolutamente excepcionais num Portugal pequeno e claustrofóbico que ele soube superar inigualavelmente.O carácter inovador, a escala dos seus trabalhos, a abertura da sua arquitectura ás artes plásticas e ao design, a dimensão da estrutura empresarial, levaram a Arquitectura a níveis de popularidade até então nunca vistos".