com o passar das semanas, e estando a aproximar-se a reta final, vou-me lembrando daquelas partes menos agradáveis de ter um bebé. considerando que já não é a primeira vez, sinto-me mais preparada para lidar com os desconfortos dos primeiros dias, mas ao mesmo tempo já sei o que me espera - o que me causa alguma ansiedade.
assim, tenho andado a pensar numa lista de essenciais para sobreviver à primeira semana com um bebé em casa.
aqui ficam os meus must have, uns mais óbvios que outros:
sacos de ervilhas congeladas: para o pós-parto/subida do leite. não há melhor alívio.
refeições congeladas, já que ninguém vai ter cabeça para estar a fazer o almoço ou o jantar. se não tiverem uma mãe/avó/sogra que vos prepare as refeições, mais vale pensarem nisso e fazerem um stock nas semanas anteriores à chegada do bebé.
um estendal de molas. recebemos um da tia l. quando a i. nasceu e foi das melhores prendas que nos podiam ter dado. pode parecer estúpido, mas nos primeiros tempos os bebés sujam-se com muita facilidade, e por isso há sempre uma quantidade absurda de minúsculas peças de roupa para lavar. um estendal destes, só para as peças de roupa do bebé (evitem a tentação de o usar para as vossas peúgas coçadas!) é um instrumento essencial!
sabão de seda: o meu preferido. cheira mil vezes melhor que o sabão azul e é igualmente eficaz. podemos já não usar fraldas de pano, mas a sua utilidade é óbvia!
para bebés que nascem no verão, como é o caso da m., aprendi com o nascimento da i. que é bom ter em casa um stock de saquetas de chá preto, limões, muito gelo no congelador e um grande pacote de bolachas de canela ou outros biscoitos de que gostem. assim, quando as visitas aparecerem para visitar o bebé não têm de se preocupar com o lanche.
purelan: mais um aliado de qualquer recém-mamã. cá em casa já está há semanas numa cesta de "1ºs socorros" na minha mesinha de cabeceira. a este deveria ainda acrescentar o brufen, outro aliado na subida do leite.