Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 29 de junho de 2012

sobre as sextas à tarde

desde a primária até acabarmos a faculdade (com alguns interregnos pelo meio), as 6ªas feiras sempre foram sinónimo de almoço em casa dos avós paternos.
isto significava grande galhofa à mesa, sobre o olhar por vezes extasiado da nossa avó, face à maledicência das nossas conversas e à capacidade de, durante uma mera hora, desfiarmos, em velociadade supersónica e por vezes pouco perceptível para um terceiro pouco habituado à nossa torrente verbal, o rol das novidades da semana.
aqueles almoços de 6ª marcavam o fim da semana de estudo/trabalho e lembro-me de comentar com os meus primos que as 6ªs à tarde sabiam sempre a início de fim de semana pelo que nunca se deixava uma tarefa de monta para depois de um desses almoços.
recentemente, por causa do sr. professor lco, mudámos o dia para a 3ª feira situação que, tenho de confessar, me causa alguns dissabores, uma vez que às 3ªs à tarde dou por mim a pensar que estamos a chegar ao fim de semana, só para, momentos depois, chegar à conclusão que não, que ainda tenho a semana quase inteira pela frente.
hoje é 6ª feira à tarde. a minha entidade patronal vai ter de me perdoar, mas há coisas que são mais fortes do que a nossa vontade de trabalhar.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

o nosso sofá cheira como uma queijaria em nisa

a nossa filha anda com tosse. aliás, ou muito me engano, ou a nossa filha prepara-se para ficar doente com varicela. bom, voltando à tosse: anteontem, depois de beber o leite da manhã enquanto estava sentada no sofá a ver o pocoyo a i. teve um ataque de tosse e vomitou o leite. limpei tudo rapidamente, primeiro com toalhetes de bebé (a melhor invenção do mundo!) e depois com uma escovinha das unhas e água e sabão. pensei que o caso tivesse ficado resolvido até ontem à noite ter acusado o d. de comer muito queijo e de estar com mau hálito. coitado do d. e que má que eu fui (shame on me!). rapidamente descobrimos que o cheiro a queijo vinha do sofá. que nojo! foi da maneira que ao fim de 5 anos lavámos as respetivas capas. infelizmente, o cheiro ainda não saiu completamente das partes que não podem ir à máquina. deve ser por estas e por outras que existem pessoas que forram os sofás com plásticos que só tiram em dias de festa....

quarta-feira, 27 de junho de 2012

para os fãs de downton abbey

encontramo-nos, neste momento, a atravessar o deserto, no que toca a séries. o dexter não sei quando volta, ainda não sei se está prevista uma nova temporada para o missing e quanto a downton abbey, teremos de esperar até ao fim de novembro para assistir à 2ª temporada, que se espera seja tão divertida e refrescante quanto a 1ª. ontem descobri, num dos blogs que visito regularmente (www.creaturecomfortsblog.com) um link para um site onde podemos fazer o download de um template de bonecas de papel para recortar, com as personagens mais emblemáticas da série. acho que a i. ainda é pequena demais para isto (ou talvez não) mas eu vou divertir-me à séria!
vão a:
http://www.vulture.com/2012/02/print-out-vultures-downton-abbey-paper-dolls.html

segunda-feira, 25 de junho de 2012

a magia dos balões de hélio


há algo mágico nos balões em geral que é difícil de explicar. não há como resistir-lhes. são perfeitos para decorações; são a prenda perfeita para trazer no bolso e entreter uma criança; são divertidos para encher com água e molhar os amigos. na festa da i. houve uma largada de balões de hélio. escusado será dizer que quando os soltaram no auditório os bebés entraram em histeria e a i. não foi excepção.
saímos da festa com um balão atado ao sapato. veio para casa e foi preso ao berço. à saída para o vale da serra, houve choraminguice, e tivémos que o levar. de sexta para sábado dormiu encostado à mezanine. no sábado de manhã, perdeu o seu vigor.
como tudo o que é bom, chega ao fim....até ao próximo balão.

novidades do fim de semana

domingo passado a contemplar o céu
idemo descanso dos guerreiros, depois de uma manhã na piscina.
creme de abóbora assada...delicioso!sangria de frutos vermelhos e hortelã
pormenor da mesaa ementaexplicação da parede das fotografiaso cenário das fotografias (no fundo, qualquer coisa serve, até um lençol com buracos como o nosso).
a i. divertiu-se a apanhar ameixas.entradas deliciosas trazidas pela tia a.pormenores da decoração à noite. as lanternas eram as do nosso casamento (o que tem piada se considerarmos que no sábado fizémos 5 anos de casados!).mais pormenores.brindes........e bolo.uma foto do prato principal.o pudim que a avó n. gentilmente mandou.

depois de uma semana bastante atribulada (sobretudo porque o d. esteve fora e na 6ª feira ao fim do dia tive a festa e final de ano da i.), eis que chegou o dia da festa.
a aniversariante, pouco habituada a ficar de mãos nos bolsos enquanto se prepara uma celebração, andou um pouco ansiosa durante a semana. foram-nos mesmo chegando relatos de alguma irritabilidade, mas tudo passou no sábado.
a preparação foi de loucos: pusémos a família fora de casa por volta das 12h30 e até às 16h00 não parámos por um minuto. alterámos a disposição da sala, montámos mesas, passámos a ferro toalhas, imprimimos cartões e ementas, preparámos o espaço exterior e acabámos de cozinhar as últimas entradas.
a sala foi decorada com fotos antigas da aniversariante (algumas pareciam tiradas do "conta-me como foi") que imprimos em formato A4.
correu tudo lindamente. esteve um dia de verão quente e as pessoas aproveitaram ao máximo o jardim para conviver e petiscar as entradas e a sangria de frutos vermelhos, uma receita que a a. e o a. (pessoas de vida social intensíssima e, por conseguinte, com uma vasta experiência em petiscos) me deram na semana passada, numa sessão de "passa a receita a outro e não ao mesmo".
na casa do lagar (ponto de paragem obrigatório no tour pelas instalações) montámos uma parede para as sessões fotográficas "malucas", onde deixámos um cesto com os adereços que usámos no casamento da a. e do a. e uma máquina fotográfica para capturar o momento. mais uma vez, as plumas e o nariz de palhaço fizeram um grande sucesso e só tenho pena de não poder mostrar aqui algumas das fotos que ficaram giríssimas.os convidados começaram a chegar por volta das 16h00 e foi divertidíssimo assistir dos bastidores ao reencontro de amigos que não se viam há mais de 30 anos. gargalhadas, abraços, troca de fotografias e partilha de histórias...nas palavras de alguns, foi o voltar 50 anos atrás, mas como se tivessem estado juntos na véspera. domingo foi dia descanso (pelo menos para mim, já que o d. não consegiu resistir a umas pequenas bricolages) com banhos de piscina e sestas à sombra das árvores.
em suma, um fim de semana em cheio!

quarta-feira, 20 de junho de 2012

anjo da guarda

a avó dos meus primos, "minha" avó também, por empréstimo, ofereceu-me, há muitos anos, um anjo da guarda. foi um de muitos, mas é o que guardo com mais estima. tenho-o desde sempre na mesinha de cabeceira e acredito que, de alguma forma, protege o meu sono.
hoje, enquanto navegava num blog de fotografia que descobri recentemente e que é fantástico(http://mae360photo.blogspot.pt) deparei-me com uma imagem desta frase/oração escrita na parede de um quarto de criança, e adorei.

"anjo da guarda
minha companhia
guarda a minha alma
noite e dia"

o meu anjo da guarda insiste em ficar de lado....nada a fazer.

terça-feira, 19 de junho de 2012

que desilusão!

mas será possível que ninguém tenha respondido à minha provocação sobre o foguete?! estava à espera de reacções em cadeia, de respostas indignadas, de avisos sobre a perigosidade dos foguetes...e nada. absolutamente nada!
nem a aniversariante comentou esse facto com preocupação (nem sem preocupação, não comentou e pronto!).
e eu e o d. a pensar que nos íamos rir à vossa custa.....enfim, ninguém me liga, é o que é. :(

domingo, 17 de junho de 2012

foguetes

é verdade, alguém me sabe dizer onde posso comprar um foguete daqueles que se utilizam nas festas das aldeias?

trabalho de cotovelos e não só

falando de dar uso alternativos a coisas banais descobri este fim de semana uma utilização fantástica para aqueles esfregões com sabão para lavar panelas: limpar banheiras.
é certo que a menos que vivam numa república ou que tenham uma banheira com mais de 50 anos numa casa com mais de 100, a vossa não estará no estado em que se encontrava a nossa, na quinta, ou seja, amarelada, com lixo incrustado com mais de mil anos e uma película de lixo em que os tradicionais detergentes de wc já não penetravam há muito.
o meu primeiro pensamento foi para a palha de aço, mas depois achei que além de arrancar o lixo, também estragaria o revestimento, e foi aí que me lembrei destes esfregões.
um sucesso! agora já sabem, podem ir tomar banho à quinta sem receios :) está LIMPÍSSIMO!

sexta-feira, 15 de junho de 2012

ideias do brasil




i. muito obrigada pela sugestão do link. comecei a manhã mais inspirada por estas imagens, todas via http://pinterest.com/collector55/ideias-para-festas-e-mesas/

quinta-feira, 14 de junho de 2012

preparativos

a mãe do d. faz 65 anos de amanhã a uma semana (se me estiver a ler, peço desculpa pela indiscrição, mas é um marco histórico!). na família do d. é sempre ela quem organiza todas as festas de anos, é ela quem planeia, quem cozinha, quem recebe e quem tem o trabalho todo, acabando, na maior parte das vezes, por nunca usufruir das festas que planeia.
assim, eu e o d. decidimos arregaçar as mangas e preparar-lhe uma festa de anos à altura.
já temos muitas ideias, mas considerando que a aniversariante é uma das mais assíduas leitoras do blog, não posso desvendar pormenores.
a reportagem fotográfica ficará para o pós-festa.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

a não perder

na semana passada, aproveitando o facto de a mãe do d. nos ter vindo visitar, aproveitámos para ir ao cinema os dois. acho que, tirando dormir noites inteiras, o não poder ir ao cinema tantas vezes quantas íamos antigamente é das coisas que eu tenho mais saudades do tempo pré-zabi.
adiante, fomos ver, um pouco por acaso, o filme "amigos improváveis" e devo dizer que fiquei rendida. o filme é francês (o que, para os que me conhecem bem poderia ser um elementos altamente dissuasor!) e foi o mais visto em frança no ano de 2011, o que bem se compreende, quer pela originalidade da história que, tratando um assunto relativamente dramático, não é nada lamechas, quer pelo humor refinado das piadas, quer ainda pelo desempenho impecável dos protagonistas.
não vou contar mais nada, têm mesmo de ir ver!

quinta-feira, 7 de junho de 2012

diretamente da florida

chegou ontem, via mãe do d., uma encomenda da florida. um vestido para a i. cheio de bolas de todas as cores!

adorámos e a i. fica super fofa com ele.
obrigada tia c.!