Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

"Tips for Mastering the Fine Art of Dumpster Diving"


o louceiro que veio de um barracão no porto, depois de limpo e restaurado
o aquecedor abandonado por um dos nossos vizinhos ao lado do caixote do lixo.
a moldura de granada
os sofás depois de estofados de novo.

um dos blogs que visito quase diariamente é o aparthment therapy. acho-o fascinante, quer pela diversidade de temáticas, quer pelas imagens inspiradoras. na verdade, é mais que um blog. as actualizações de conteúdos são permanentes e têm uma imensa equipa de pessoas a trabalhar para eles em vários cantos dos estados unidos, têm livros publicados, promovem seminários....enfim, são praticamente uma instituição.

hoje, um dos artigos de 1ª página tem a ver com as coisas que se podem encontrar no lixo e de que forma podemos encontrar verdadeiramente o que queremos.

eu e o d. temos vindo a coleccionar algumas peças encontradas no lixo - o aquecedor vintage que funciona, embora aqueça muito pouco; a moldura encontrada em granada (por altura da nossa visita à amiga r. - ai que saudades dessa viagem...) e que foi convertida em espelho, dois maples de orelhas encontrados num estado deplorável e que depois de estofados, ficaram como novos, o louceiro abandonado numa velha garagem, etc. deixo aqui algumas das dicas do aparthment therapy:

1 - descobrir qual é o dia em que a câmara recolhe os chamados "monstros" - pode-se encontrar um pouco de tudo nestes dias, desde cadeiras, a frigoríficos - lembro-me da minha avó contar que a sua irmã, a tia z., tinha encontrado no lixo um frigorífico em óptimas condições que ainda durou uma série de anos em casa dela.

2 - estar atento a espaços comerciais que tenham recentemente mudado de gerência.

3 - obras de restauro/renovação de igrejas - molduras, cadeiras, bancos, etc.

4 - princípio e final de mês - é nesta altura que as pessoas deixam as casas que arrendaram e pode-se encontrar coisas em bom estado que as pessoas pura e simplesmente não querem levar consigo para outra casa. em coimbra isto acontece especialmente no final do ano lectivo, quando os estudantes universitários regressam a casa. lembro-me de ter encontrado, quase como novo, um escorredor para pratos que, depois de ter sido posto de molho em lixívia por umas horas, ainda hoje está a uso na quinta.

bons mergulhos nos contentores!

2 comentários:

Inês disse...

O lixo em SP é verdadeiramente sujo e muito pouco aproveitável. Aliás as pessoas não me entendem muito bem quando digo que tenho movéis vindos do lixo de Lisboa e Coimbra. Que saudades das minhas investidas aos contentores. beijinhos

rita disse...

grande viagem! e grande moldura! ainda me lembro da vossa cara quando a viram ali paradita na rua perpendicular à minha! gostei muito do bocadinho convosco! beijinhos