Pesquisar neste blogue

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

livro de nomes e caras

vi hoje num dos meus blogs favoritos - http://joannagoddard.blogspot.com, uma ideia bestial: um livro personalisado para o nosso bebé, onde associamos nomes de pessoas (de família e amigos) e coisas do dia-a-dia a fotografias.
a ideia original é de uma empresa chamada pinholepress mas eu fiquei logo a pensar como seria facílimo recriar esta ideia com um básico album de fotografias (é claro que estou a pensar no outro album foleiro que comprei no fim de semana e que ainda não está a uso), folhas de cartolina coloridas e a minha nova etiquetadora (mais uma das minhas fantásticas prendas de anos).
deixo aqui imagens do livro e prometo postar o meu, logo que fique pronto.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

1º chichi no pote

não posso deixar de partilhar este momento histórico aqui no blog: a i. fez hoje, pela 1ª vez, chichi no bacio. sentámo-la lá hoje de manhã, para experimentar, e ao fim de 5 minutos ouvimos, incrédulos, o nosso bacio a dar música (sim, porque temos um bacio musical!). agora é só esperar para ver se foi pura sorte, ou se estamos a passar à fase seguinte!

domingo, 26 de fevereiro de 2012

album personalisado







lembrei-me hoje de arranjar um album só para compilar fotos de máscaras de carnaval da i. para ficarmos com um registo organizado, por anos. para já só temos 2: ano 0 = joaninha; ano 1 = cozinheira.





comprei um super ranhoso, numa mega promoção, daquelas leve 2 pague 1, e fiz este projeto em, literalmente, 15 minutos.

o resultado ficou bem giro e dei uso a uma das prendas de anos que recebi dos meus primos - um bloco de folhas de cartolina com padrões.

se a menina da foto soubesse que ía ser trocada por um padrão florido não estaria com um sorriso tão aberto! :)

particularidades de ter um bebé em casa

uma das particularidades de ter um bebé que já anda é que nunca sabemos exatamente o que vamos encontrar em sítios onde se possa enfiar qualquer coisa. hoje de manhã, foi na máquina de lavar a roupa.....onde naturalmente se encontravam depositados uma folha de papel e um lápis de cera amarelo. lugares perfeitamente adequados arrumar tais peças, claro!

ainda no outro dia, à conversa com o meu amigo l., ele contava-me que uma destas manhãs se tinha deparado com um dos sapatos cheios de ganchos de cabelo.

a este própósito deve referir-se que o caixote do lixo também é um lugar propício a depósito de qualquer coisa que interesse.

uma coisa é certa: antes de por as máquinas a trabalhar - sejam elas de roupa ou louça, olhar SEMPRE lá para dentro porque nunca se sabe o que podemos encontrar!

domingo, 19 de fevereiro de 2012

casa do lagar - update

a maravilhosa "janela de arquiteto", desprezada pelo empreiteiro mas recuperada a tempo
o terraço que vai ser embelezado com relva e onde se havizinham belos banhos de sol nas tardes de primavera


vista do andar superior


as portas de correr do andar de baixo: ainda em execução


escada - vista superior


andar de cima


pormenores


de baixo para cima



a cozinha: está quase, quase...

xarope de...caracol!!!

na semana passada, durante o almoço, a nossa empregada contou-me que uma coisa muito boa para a tosse das crianças era.....xarope de caracol! como é óbvio, eu torci logo o nariz e disse que isso era nojento, ao que a m. replicou que era tudo muito limpo. ela disse que os caracóis são lá do quintal, logo, não são sujos, e depois é só juntar numa caixa plástica os ditos bichos com um pouco de açúcar amarelo, e já está.
eu ainda argumentei que um bebé no seu perfeito juízo nunca iria comer xarope com caracóis lá dentro e que aquilo era capaz de fazer mal à saúde, mas ela explicou (dah para mim!) que primeiro se tiravam os caracóis e que só se dava o líquido e que, quanto à segurança da coisa, que aquilo era tão bom quanto a baba de caracol que agora está tão na moda.
bom, palavras para quê?!

sábado, 18 de fevereiro de 2012

fim de semana

1 caixa de legos: um clássico e, na minha opinião, uma das melhores prendas para crianças pequenas
folhadinhos de salsicha: outro must have numa festa infantil.
sábado: dia de convite especial - vamos ser padrinhos da m., filha dos nossos amigos c. e l.. uma enorme honra!
depois: dia de festa de aniversário do m nessa mítica localidade que é a mundialmente famosa lentisqueira...quem não conhece....a seguir à venda do porco, está em todos os roteiros da região centro. :)
última paragem: vale da serra - para a conclusão da cozinha.
bom fim de semana!

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

carnaval



na 6ª feira a i. tem de ir mascarada para a creche. felizmente ainda não chegámos à fase em que quer ser ela a escolher, por isso, para já, estamos livres dos fatos de princesa ou dos conjuntos da hello kity (apesar de a i. ter ficado fascinada com um que vimos no supermercado).

no que toca a enfeites carnavalescos, tanto eu como o d. temos memórias míticas de máscaras de carnaval caseiras e fabulosas. existe uma história de uma célebre máscara de astronauta ou bombeiro (já não sei bem) que os pais do d. lhe fizeram quando ele era pequeno com materiais domésticos, tipo papel de alumínio e coisas refletoras, e que não foi muito percetível para os colegas da escola.

eu, pela minha parte, também já tive máscaras fantásticas e episódios tremendos, enquanto as envergava. os meus amigos mais próximos recordam-se certamente de quando fiquei sem gasolina, mascarada de anjo, no meio da fernão de magalhães, ou quando me vesti de abóbora gigante e fui sair com os meus primos e o d. e ele adormeceu no meio da discoteca, ou ainda da máscara de mãe de santo que me fazia tão gorda (uma vez que tinha uma enorme espuma enrolada à volta da barriga, para fazer volume) que mal consegui entrar no carro para ir para a festa.

enfim, voltando à i.....à falta de melhor inspiração, e lembrando uma foto que lhe tirámos no outro dia na cozinha cá de casa, com o nosso avental, o barrete de pasteleiro e uma colher de pau, decidimos que ela vai de cozinheira....ou melhor, de chef, que está mais na moda!

como achei que seria incómodo para ela andar o dia inteiro com o nosso avental (gigante para ela!) enrrolado à volta da barriga, decidi ir à procura de um avental em tamanho mini.

quando vi este na zara home não consegui resistir..é a coisa mais fofa do mundo e acho que a i. vai ficar o máximo!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012




a enfermeira amélia, a nossa guru das aulas de preparaçãp para o parto partilhou hoje este video genial sobre um pobre pai que tenta, em vão, adormecer a sua filhota. é a prova viva que ser progenitor é uma grande responsabilidade...não podemos cair na tentação de ir pelo caminho mais fácil, nem uma vez, sob pena de sofrermos na pele as respetivas consequências...


ps: não sabia que havia berços assim tãoooooo resistentes!

domingo, 5 de fevereiro de 2012

a casa do lagar

o resultado quase final. nos próximos fins-de-semana há mais!



os cortes..a pior parte! a o tico-tico mexe-me com os nervos. estou sempre à espera que a lâmina salte e corte qualquer coisa...humana....tipo um dedinho...



durante...



o d. em ação...a cozinha no início dos trabalhos.



marteladas sob supervisão da i.



as saudades que eu já tinha daquele cheirinho próprio dos armários do ikea....




algumas das muitas mós que se encontraram no decurso da obra e que deram origem ao nome da casa

tivémos um fim de semana produtivo mas que, infelizmente, passou num ápice. o plano era razoavelmente simples, montar a cozinha da recém intitulada "casa do lagar", no vale da serra.
trata-se, na verdade, do antigo barracão que urgia ser recuperado, antes que se desmoronasse definitivamente, mas o que começou por ser um projecto básico para um t0 de apoio à casa principal, acabou por se transformar numa casa nova, com identidade própria.
entre armários e parafusos, cortes e marteladas montámos (ou quase montámos) a nossa 3ª cozinha ikea. eu tratei da montagem da maior parte dos armários superiores enquanto o d. e o pai aparafusavam, serravam e "encaixavam a cozinha".
como na nossa cabeça as coisas se fazem sempre muito mais depressa do que depois na prática, e apesar das nossas melhores intenções, não conseguimos ainda acabar, no entanto, o pior já está feito.