Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 27 de abril de 2009

conserveira de lisboa


aqui há uns meses fui passar uns dias a lisboa e aproveitei para estar com a minha amiga i. que estava, na altura, a trabalhar para o doc lisboa. combinámos um almoço na baixa e, quando a deixei à porta do trabalho, na rua dos bacalhoeiros, fiquei vidrada com a montra de uma pequena loja de conservas que parecia ter parado no tempo, com os seus velhos armários de madeira como os das mercearias antigas, cheia de latas empilhadas, com rótulos absolutamente vintage.
pequena loja, pensava eu....
na semana passada recebi a minha prenda de anos atrasada da i. (é maravilhoso receber prendas atrasadas!) e adorei: duas latas de sardinhas da tal pequena loja e dois pequenos frascos de compota.
determinada a colocar um post de agradecimento à i. fui pesquisar sobre a história da confeitaria de lisboa, só para descobrir que, afinal, a dita lojinha é ponto de passagem em quase todos os roteiros turísticos, havendo mesmo quem diga que as latas de sardinha Tricana estão para a cultura visual portuguesa como as de sopa Campbell´s para as telas de Andy Wahrol!
a conserveira de lisboa abriu portas em 1930 e desde aí mantém-se sempre em funcionamento – com a traça inalterada e a calçada portuguesa original no chão – e nas mãos da mesma família.
– só utilizam peixe fresco e cem por cento português: o atum vem dos Açores e o restante pescado da costa norte do país.
ainda não abri as minhas latas de sardinha.......tenho pena de estragar a embalagem....mas muito obrigada i. adorei!
ps: as minhas horríveis fotos não fazem jus às latas, garanto!

2 comentários:

inesita disse...

linda, obrigada!! confesso, em letra miudinha, que quando te ofereci as latinhas suspeitava já que o seu destino seria este blog-caixa. deixo-te agora este endereço de um site que ensina a fazer (quase) tudo: http://www.instructables.com/ vais gostar! Beijo

Xázinho disse...

E não é que também fui presenteada com uma latinha de atum?!?!?! A minha ainda está intacta numa prateleira na cozinha...não tenho coragem de abrir :o)