Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 25 de março de 2013

com este nojo de dia, qualquer coisa colorida me alegra. que tal pioneses pintados com verniz de unhas, via apartmentherapy ?

sexta-feira, 22 de março de 2013

ainda estou de boca aberta

ontem à noite, em conversa com o pai de umas amigas que encontrámos no concerto (que foi muito bom! - e aproveito para desmistificar que a 1ª fila do auditório do conservatório é óptima), fiquei a saber uma informação fascinante.
sabem quanto é que a júlia pinheiro (que deve ganhar cerca de 35.000€/mês) acha que ganha um professor neste país? 10.000€/mês........!!!!

quinta-feira, 21 de março de 2013

graças ao generoso babysitting (imposto!) dos nossos amigos a&a, vamos hoje à noite ao concerto da maria joão e do mário laginha, que inicia a nova temporada quintas do conservatório, dedicada à “Sagração da Primavera”. 
estou entusiasmada, não só porque é sempre maravilhoso ter um bom programa noturno, só a dois, mas também porque tenho curiosidade em conhecer as instalações do novo conservatório de coimbra.
conseguimos reservar os bilhetes, à última da hora, na 1ª fila. 
só me pergunto o porquê de existirem bilhetes vagos na 1ª fila...será que nos vamos arrepender de estar tão em cima do palco? espero que não!

quarta-feira, 20 de março de 2013

chegou a primavera!!!

 esperemos que este bom tempo seja para durar.

foto via pinterest

terça-feira, 19 de março de 2013

feliz dia do pai!

estas são as bolachas que eu fiz para o meu, para lhe dar logo à noite. felizmente, ele não lê o meu blog :)

uma gaveta só para eles

a i. é muito independente e quando chega da creche, faz questão de ser ela própria a arranjar o seu iogurte com cereais (embora com supervisão materna, claro!). vai primeiro buscar um iogurte ao frigorífico, depois tira uma tigela do armário dos tupperware's (uma tigela específica, não é uma qualquer, que a minha filha é muito picuinhas. sai ao paizinho dela...) e depois vai à despensa buscar a lata de cereais. a colher sou eu que forneço, visto que ela, do alto dos seus 92 cm, ainda não chega à gaveta.
a preparação do dito lanche segue depois uma série de rituais que, se forem interrompidos por um qualquer adulto, originam um pranto furioso, pelo que a intervenção nesta fase deve ser mínima!
organizing tip of the day da martha stewart é hoje sobre reservar uma gaveta na cozinha para ser a gaveta das crianças. é aquela gaveta onde se guardam os pratos e copos de plástico, os talheres, os individuais e toda a parafernália indispensável para alimentar os nossos pequenos seres.
a ideia é que eles se tornem mais autónomos e aprendam a ir buscar e a arrumar os seus próprios utensílios de cozinha.
para quem tem gavetas a mais, esta parece-me uma óptima ideia!

Photo: Jonny Valiant


habemus

ando há alguns dias para partilhar esta história que me foi contada por uma colega de trabalho. a razão pela qual não o fiz mais cedo foi pelo facto de não saber muito bem como transmitir todos os pormenores deliciosos deste episódio, sem correr o risco de ser atacada pelos "mealhadenses" e sua respetiva rainha.
passo a explicar: no dia seguinte ao da designação do Papa, a minha colega, que tem uma filha de vinte e poucos anos, amiga da citada miss mealhada (que se chama........vou escrever com ífens para não ser apanhada nos motores de busca - E-D-É-N !!!!!!!!!!), contou-nos que ao almoço lá em casa, a rainha se sai com a seguinte pérola:
- "Já sabem? Temos um novo Papa. Chama-se Habemus!".
????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

segunda-feira, 18 de março de 2013

será demasiado cedo?



estou absolutamente fascinada com o site http://thecakeblog.com/. é que não há um bolo com pior aspecto, uma festa que não seja um primor em termos de coração. e depois, as fotos tutoriais fazem tudo parecer tão fácil de fazer.
será demasiado cedo para começar a pensar no bolo de baptizado da pequena m.???????

sábado, 16 de março de 2013

tufi?????

o nome não é o mais apelativo (desculpem lá as respetivas proprietárias), mas para quem está à procura de uma prenda para um bebé, ou de objetos de decoração para o quarto das crianças, ou de tecidos diferentes, ou mesmo de artigos de papelaria - sim, também vendem washi tape, a loja online é imperdível.
ora espreitem lá.....é aqui: http://www.atelierdatufi.com/
 
tem fitas de papel, com todos os padrões imagináveis.
 sacos XL em plástico: para levar tooooddddaaaa a tralha dos miúdos, por exemplo, numa ida para a praia.
 um anjinho: um clássico.
 vejam-me só estes pensos rápidos: não consigo decidir do que gosto mais, se da lata, se dos pensos dos bambis.
 a prenda perfeita para o quarto de um recém-nascido, para pôr em cima do berço.
 podemos escolher os padrões do papel que forra a caixa e personalizar ao nosso gosto.
adoro todas as letras que existem na loja! já não é de agora que ando de olho em m's e i's.

sexta-feira, 15 de março de 2013

uau!

depois de ouvir as notícias animadoras que o vitor gaspar nos apresentou, acho que só temos uma coisa a fazer: não pensar mais nisso. porque não aproveitar o fim de semana que se aproxima para testar este bolo, ideal para comer no domingo de páscoa?

 aprendam a fazer em http://thecakeblog.com/2013/02/speckled-egg-cake.html

quarta-feira, 13 de março de 2013

matilde


e para os mais curiosos, aqui está: matilde real, adiante designada por m. ou, "a bebé contorcionista", visto que a realização da ecografia teve os seus desafios. ela não parava quieta e esteve o tempo quase todo a esticar os braços para cima da cabeça e a dobrar as pernas para a cara. assim se percebe porque é que eu sou sistematicamente fustigada com uma vaga de socos e pontapés intra-uterinos!

sexta-feira, 8 de março de 2013

fim de semana à vista

o meu relógio não avança. não percebo. são 4 e qualquer coisa há séculos.
posso ir já de fim de semana? pleaaaassseeeee........

quinta-feira, 7 de março de 2013

grandes prendas para uma recém mamã

a minha amiga s. teve anteontem o seu segundo filho: o r. PARABÉNS!!!!!
desde que fui mãe decidi nunca mais ir visitar ninguém à maternidade durante os dias em que se está internada (exceto se a pessoa me pedir para lá ir, claro está). pessoalmente, acho uma violência sermos bombardeadas com visitas (ainda por cima num horário alargadíssimo como é o das 15h00 às 20h00!) numa altura em que estamos fragilizadas, abananadas, sem lavar o cabelo há dias, a tentar perceber como tratar de um recém nascido que ainda não conhecemos, num quarto com pessoas que nos são estranhas, etc, etc, etc. 
quando a i. nasceu o d. foi ótimo a gerir  as minhas visitas, mas mesmo assim houve dias em que me senti sufocada. é claro que os familiares mais chegados devem ir ver o bebé logo nos primeiros dias, mas o resto das pessoas pode certamente esperar mais um pouco para matar a curiosidade.
por isso, desde então,  prefiro fazer a visita da praxe apenas quando a mãe e bebé estiverem em casa.
diz a boa educação que não se deve aparecer de mãos a abanar. para mim, há duas prendas que são essenciais: fraldas para o recém nascido e uma prenda para o irmão mais velho, caso exista.
além destes, e porque as mães também merecem, e MUITO, o apartmenth therapy apresenta as seguintes sugestões:

1 - levar comida: pode parecer uma coisa estúpida, mas a verdade é que quando chegamos a casa há muito mais em que pensar, do que no menu de refeições. lembro-me que na semana antes da i. nascer, pedimos à mãe do d. que nos fizesse algumas refeições para congelar. e que bom que foi, naqueles primeiros dias, só ter de tirar as caixas do congelador e pô-las no microondas.
2 - roupa de não grávida: depois de meses a usar aquelas sedutoras camisolas XL, nada melhor do que receber algo novinho, sem nódoas na barriga, para estrear logo que nos sintamos confiantes.
3 - oferecer serviços domésticos: esta também pode parecer parva, mas para quem não tem empregada, voluntariarmo-nos para passar a ferro, arrumar a cozinha. pendurar roupa, aspirar, etc, pode ser a melhor prenda de todas.
4 - produtos próprios para o pós-parto: é um miminho que certamente vai saber bem.
5 - um vale SPA: para uma massagem, uma ida ao cabeleireiro, ou manicure/pedicure: vai ser óptimo para a mãe sair de casa e passar uns momentos a sós.

mais sugestões?

quarta-feira, 6 de março de 2013

a pensar na mesa de domingo de páscoa. guardanapos enfeitados com...

 borlas de cores vibrantes. imagem via apartment therapy
.
 flores de tecido, via pinterest
 flores de papel - um projeto DIY facílimo! podem ver como fazer umas ainda mais giras na última edição digital da revista covet garden em  http://covetgarden.com/
imagem via pinterest
 numa versão mais clássica que eu adoro: a fita às riscas. via creature conforts
a última moda: marmoreado. é fácil da fazer. vejam aqui: http://www.designsponge.com/2013/02/diy-project-marbled-paper-napkin-rings.html
imagem via design sponge.

aerobed

 dormi hoje, pela primeira vez na vida, numa aerobed. o d. está doente (aparentemente com uma constipação vírica, como outras centenas de portugueses por esta altura do ano) e fomos aconselhados a não partilhar o quarto.
assim, e uma vez que a mãe dele veio para nos ajudar com a i. e está a ocupar, merecidamente, a  "cama de visitas", eu tive de me transferir temporariamente para o escritório.
a dita aerobed foi gentilmente emprestada pelos meus tios (pessoas com muitos sobrinhos e, logo, previdentes ao ponto de terem duas versões da cama de ar: uma para casal e outra para pessoa e meia - o tamanho ideal para mim, atendendo à minha atual condição de transportadora de um projeto de gente).
em primeiro lugar, fiquei espantada com o peso da cama, quando está vazia, e com o reduzido tamanho com que fica quando arrumada no respetivo saco.
depois, é incrivelmente fácil de encher. basta, literalmente, ligar à eletricidade, carregar num botão, e aguardar uns minutos até a cama ficar completamente cheia - a i. adorou esta parte e olhava com fascinío para aquela espécie de balão a subir.
por último, quanto à qualidade do sono, devo confessar que dormi bastante bem. desde que nos posicionemos exatamente a meio da cama, ficamos confortavelmente envolvidos.
enfim, senhores da aerobed, estou disponível para acordarmos o montante da comissão a pagar por este elogioso post!

sexta-feira, 1 de março de 2013

ainda pensando em festas....

 pratos de papel: Casa
 copos de papel: Casa - ideais para uma festa temática de bolas.
 sombrinhas para os sumos: um clássico! estas são da Casa, mas também há no Continente.
 naperons de papel: MADE IN PAPER
 guardanapos de papel com motivos: no Continente
 formas para queques: IKEA
 guardanapos de papel: IKEA
 palhinhas: IKEA


acessórios para festa

no ano passado, para a festa de anos da i., copiei a ideia deste blog - http://ohhappyday.com  e fiz uma pinhata gigante em forma de 2, cheia de rebuçados e outras guloseimas. o resultado foi dramático, tal como era desejado e a pinhata acabou por ser usada também na festa de aniversário da nossa afilhada m., no dia seguinte.
ontem, enquanto navegava no dito blog (que é sempre um bálsamo, colorido e cheio de projetos fáceis e cheios de impacto) descobri este post - http://ohhappyday.com/2013/02/my-party-closet/ sobre o "armário de festas" das sua autora, jordan ferney.
adorei. foi como encontrar uma alma gémea. afinal, existe alguém que compreende porque é que eu tenho uma caixa de plástico na despesa a transbordar de formas de papel para queques, guardanapos de papel às bolinhas e palhinhas coloridas!
é claro que o meu armário de festa, comparativamente com o dela, é uma anedota, mas já é um começo.
basicamente o que ela sugere é que se mantenha um bom stock de velas de aniversário, papel crepe, balões, guardanapos de papel de cores e padrões interessantes, palhinhas, etc. assim quando tiverem de preparar a próxima festa (de aniversário, de comemoração pela conclusão de um trabalho, de anos de casados, etc) basta irem à despensa das festas e tudo será mais fácil. com base no que têm, até podem logo definir o tema da festa e o esquema de decoração.
é claro que para isso, é importante ir colecionando ao longo do ano todas as preciosidades que se vão encontrando, porque já se sabe, quando andarmos especificamente à procura de guardanapos amarelos às bolas, vão estar na moda as riscas vermelhas! é a célebre lei de murphy a funcionar em pleno.
 toca a colecionar!

imagem via ohhappyday.com