Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

londres - 4º e último dia

o último dia de londres resumiu-se basicamente à parte da manhã, uma vez que depois do almoço rumámos ao aeroporto. no entanto, foi muito bem aproveitada, entre uma visita ao museu dos transportes de londres, passeio pelo st. james park e visita à rainha, no palácio de buckingham.
 a i. cresceu muito nestas férias e até aprendeu a tomar banho sozinha. não resisto a postar esta fotografia das suas pernitas a espreitar pela cabine do duche sob o olhar atento do pai.
 tributo a agatha christie. esta é para o meu primo lco.
 depois de uma passeata solarenga por st. james park (um dos meus favoritos de londres) apanhámos, por sorte, o render da guarda no palácio de buckingham. foi divertidíssimo assistir ao show-off dos militares, mas a i. ficou um pouco assustada com os gritos do guarda que procedia à inspeção dos cavalos, ao verificar que nem tudo estava exatamente como era suposto.
 o que mais se ouve no metro londrino. a i. também aprendeu a dizer em inglês, acrescentando sempre depois "cuidado com o buraquinho!". os ingleses não percebiam esta última parte, mas nós deliciávamo-nos a ouvi-la.
 palácio de buckingham à pinha.

curiosamente, só comemos o tradicional english breakfast  no último dia. mas mais vale tarde do que nunca!

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

londres - dia 3

o 3º dia foi marcado pela nossa ida a notting hill, ao agitado portobelo road market. este mercado ocupa uma rua inteira, e é um cruzamento de feira da ladra, feira de velharias, bancas de souvenirs de londres e mercado de frutas e legumes e comida deliciosa. estava à pinha, mas foi divertidíssimo.
 para variar, até nesta zona da cidade as montras são super originais. aqui, um fiat 127 (retificação: um fiat 500!!!!!) cortado ao meio servia de expositor de uma pizaria.
 pormenor curioso ao estilo scrable.
 as famosas casas coloridas de notting hill. existem em todas as cores e estão impecavelmente conservadas.
 outro clássico londrino: os soldadinhos de chumbo. descobri nesta viagem que existe, ao pé do palácio de buckingham, um museu dedicado a estas figuras. fica para uma próxima visita.
 gaiolas vintage
 máquinas fotográficas para todos os gostos.....incluindo a minha adorada POLAROID!
 uma banca dedicada a carimbos antigos. confesso que fiquei com pena de não ter tido mais tempo para os espreitar e trazer um de recordação, mas havia tanto para ver....
 mais casas...
 a zona dos comes....digam lá se não é de ficar com água na boca!
 já estou a salivar outra vez.
 pergunto-me: será que os londrinos não sabem que a acácia é uma praga?....ou será que temos aqui um potencial negócio...import-export de mimosas!
 bicicletas por todos os lados, literalmente.
 atravessar a rua, em londres, é um verdadeiro pesadelo. como conduzem do lado "errado" da estrada, é sempre difícil perceber de onde vêm os carros. felizmente os londrinos ajudam os turistas e a resposta está sempre escrita no pavimento.
 aproveitando uma tarde de sol (apesar de isso não se notar nestas fotografias) piquenicámos em hyde park. a i. adorou dar pão aos patos, embora tenha de confessar que a pontaria dela é como a minha, PÉSSIMA!
 mais uma vez, tudo tem óptimo aspeto. esta é a cafetaria do serpentine - o lago que atravessa o hyde park. só não percebi para que serviam os toros de lenha dentro das caixas de madeira. suponho que sejam meramente decorativos.

 pipocas absolutamente deliciosas. ninguém lhes resistiu.
 fish and chips: naturalmente gorduroso, mas bastante bom.
 esta embalagem de fish and chips representa uma inovação face aos tradicionais cartuxos de papel de jornal onde este petisco era tradicionalmente servido. é nestas alturas (e só nestas) que eu agradeço à ASAE lá do sítio.
atravessando a tower bridge.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

amanhã há mais!

londres - dia 2

 café português no novo restaurante luso da "nossa rua". a garantia de um bom começo de dia!
 o cadáver de uma bicicleta que não resistiu a uma noite de saque.
 e vai outra....
 em convent garden. um mercado ao ar livre cheio de vida.
 uma das coisas que mais me fascina nas lojas londrinas é a preocupação e o cuidado na elaboração das montras das lojas. não há uma que não seja espectacular. aqui vendem-se... sabonetes.
 

 adoro as almofadas alinhadas, prontas a serem ocupadas.
 aqui, uma pirâmide de macarons.
 uma passagem entre dois prédios arquiteturalmente interessante.
 matilda...ou matilde - o último, o nome escolhido para a nossa segunda filha.
 até a janela do serviço educativo do museu de londres é extraordinária!
 museu de londres - entrada principal.

 bolachas divinais compradas em covent garden e devoradas antes de entrarmos no museu - garanto-vos que eram verdadeiramente retemperadoras.
 o interior do british museum
 bacio do século VI a.c. pela cara do bebé, não devia ser propriamente confortável.


 os relvados londrinos.
 no museu de história natural. um dos favoritos da i.

 e como somos muito chiques, o five o'clock tea foi no harrods. às 5 em ponto!
 a seção de comida do harrods é de perder a cabeça!
 pormenores das montras exteriores do harrods.
 idem
ibidem.