Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

45.000!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

uau....o coisasnumacaixa chegou às 45.000 visualizações. hoje é uma data histórica!parabéns aos meus fiéis leitores. tem sido divertido partilhar este espaço convosco.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

imagem via pinterest
 
 
comentário da i. quando abri de manhã a porta da garagem: "mãe, tá fiiioooooo!!!!!!!!!".
concordo!

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

bricolage natalícia para a creche

esta semana todos os dias aparecem recados novos na caderneta da escola da i. um dos últimos prende-se com a necessidade de levar uma bola de natal para enfeitar a árvore que vão montar.
como queria fazer uma coisa diferente, lembrei-me imediatamente destas bolas que tinha visto no blog oh joy. não as colocaria na minha árvore lá de casa (gosto dos enfeites mais tradicionais) mas acho que é uma ideia diferente para a da escola. comprei uma bola de esferovite (num chinês da baixa especializado em artigos de crafting) e agora é só fazer franjas e dar largas à imaginação. vamos ver o que sairá....

a pensar em enfeites de Natal....


segunda-feira, 26 de novembro de 2012

programas de culinária





para mim, há qualquer coisa de terapêutico em ver programas de culinária. o d., mal entra na sala, revira os olhos e suspira. diz que não percebe como é possível alguém passar horas a ver os outros a cozinhar. com  o jamie oliver ainda sou capaz de o agarrar durante uns minutos, mas com os outros é impossível.
ontem, com aquele dia deprimente de chuva e frio, era o que me apetecia fazer: ficar o dia inteiro a ver alguém a cozinhar coisas salgadas, quentes e deliciosas.
o único problema de assistir a esse tipo de programas é a gula: não consigo conter-me e nos intervalos faço uns assaltos inconfessáveis à despensa e ao frigorífico!

sábado, 24 de novembro de 2012

a semana de todas as encomendas





a semana que passou deu água pela barba ao nosso carteiro. 1º chegou a pá da máquina do pão. passo a explicar: há duas semanas deitámos para o lixo o resto de um pão bolorento...com a pá da máquina lá dentro. é claro que só demos pela sua falta quando quisémos fazer um novo pão. felizmente, conseguimos encomendar na net uma peça igual e não tivémos de seguir os passos da bloger de as minhas receitas que, tendo estragado a sua, teve de ir ao serralheiro para conseguir adaptar a única que consegiu encomendar.
depois, foi a vez de receber o livro blog.inc, da autora do blog oh joy (um blog colorido, alegre e despretencioso) e que promete revolucionar o coisasnumacaixa. mas isto fica para outro post.
finalmente, veio a prometida ( e tão esperada!) encomenda da minha amiga i, uma caixa, muito bem recheada, com:
  •  a prenda de natal do ano passado - umas maravilhosas forminhas de silicone para queques, que não aparecem na foto porque a i. se agarrou imediatamente a elas e não as largou mais - mas que vão ser rapidamente postas a uso.
  • a prenda de anos de 2012, um conjunto de vales de uma designer habilidosa e que, nas palavras da i. "se multiplicarão em dádivas para os meus amigos";
  • umas molas de metal vindas diretamente de são francisco, "a bem da permanência da" minha mesa de trabalho. ahahaha...muito engraçadinha!
adorei as prendas!

terça-feira, 20 de novembro de 2012

coisas doces



um mimo de um amigo de trabalho. a glicose cura quase tudo!

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

em suspensão


se eu tivesse uma botija de hélio usava esta ideia para as decorações da próxima festa.
como não tenho, partilho convosco. :)

perderam uma luva? então façam um esquilo!

                                      http://motherbabyearth.com/blog/?p=959
simplesmente genial!

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

dia nacional do pijama


há 2 dias a i. chegou a casa com esta caixinha de papel e a seguinte explicação: "é para a mãe e o pai porem uma moeda para os meninos que não têm roupa!". conciso e preciso. :)
a acompanhar a dita caixa vinha  um panfleto a explicar que no dia 20 todos os meninos teriam de ir para a creche vestidos de pijama e levar um saco-cama, um peluche e uma almofada para assim passarem o dia em atividades divertidas.
pensei logo que também queria ir.....
o dia nacional do pijama pretende ser um dia solidário, em que as crianças mais pequenas ajudam outras, que não têm família, nem posses, através da entrega, na respetiva escola, da dita caixa-mealheiro, preferencialmente cheia de moedas que as crianças recolheram junto dos pais, restante família e amigos.
uma boa ideia!

terça-feira, 13 de novembro de 2012

a santa da minha sogra

 antes....o caos!
 depois...a organização


uma vez que o d está fora até quarta, a mãe dele veio cá para casa para nos ajudar. não sendo suficiente o apoio precioso que me dá com a i., veio carregada com caixas plásticas do IKEA, já tendo em mente um makeover na despensa. hoje, quando saí, o cenário era o da fotografia em cima e quando cheguei a casa do trabalho, já tinha uma despensa perfeitamente arrumada.
resultado: descobri que tenho uma caixa inteira de pacotes de massa a meio, montes de coisas fora de prazo, variadíssimas garrafas de azeite para acabar, frascos de açúcar duplicados, etc, etc, etc.
e ainda dizem mal das sogras....

sábado, 10 de novembro de 2012

memória de elefante



depois de 7 horas enfiada numa sala, a um sábado, a ouvir falar de gestão financeira, nada melhor do que vir para casa e inventar um jogo da memória, com cartões velhos e um resto de papel de embrulho. estou pasmada com a capacidade da i. para memorizar o lugar das cartas. de facto, o seu pequeno cérebro ainda tem muito espaço de memória disponível!

terça-feira, 6 de novembro de 2012

made in paper - quero tudo!



descobri hoje, quase por acaso, um site portugês (apesar de o nome não o indiciar) com produtos de papelaria.
chama-se made in paper (http://madeinpaper.bigcartel.com/) e eu quero tudo! do baker's twine até à fita de papel japonesa, passando, não podia deixar de ser, pelas etiquetas.
se eu ganhasse o euromilhões, primeiro, reconstruía a VP, comprava os terrenos todos de volta aos barros e punha as propriedades a render e depois entrava numa papelaria e trazia tudo o que me apetecesse.
a propósito, já alguém (tirando LCO, claro) passou pela nova secção de papelaria da fnac? é muito tentadora (tirando no preço) e tem coisas que eu ainda não tinha visto em portugal. pode ser um bom ponto de paragem na romaria das prendas de natal.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

VP e arrabaldes














depois da aula de piscina da i., no sábado de manhã, rumámos à VP para um fim-de-semana rural. tínhamos de ir testar o alarme e garantir que não entra água no telhado novo e pareceu-nos que a melhor altura para isso era justamente quando a zona estava em alerta amarelo (!!!). verificámos que o alarme está a funcionar a 50% (ainda não conseguimos pôr a funcionar uma das sirenes exteriores apesar dos melhores esforços do d.) e nem sinal de água dentro de casa, o que é um enorme descanso.
aproveitámos para dormir, muito (quase que tenho vergonha de dizer que de sábado para domingo dormimos mais de 10 horas) e no domingo fomos passear. primeiro, fomos à fraga de pena, um conjunto de cascatas naturais, com caminhos pedestres muitíssimo bem arranjados e uma flora exuberante. eu já conhecia, mas o d. nunca lá tinha ido. vale muito a pena e aconselho a todos. é um excelente passeio em família. regressámos de bolsos cheios de castanhas e o d. não resistiu a devorar uns medronhos que naquela zona brotam como cogumelos, em qualquer lugar!
depois, seguimos para o piódão, mas fomos pelo caminho mais longo e estava a ver que nunca mais chegávamos. subimos e subimos a serra, por estradas (ainda que bem arranjadas) de curva e contracurva, com desfiladeiros que fazem vertigens até ao mais aventureiro, e eu sempre a pensar que felizmente a i. ainda não está em idade de enjoar, caso contrário teria sido uma desgraça.
chegados ao piódão, esperava-nos um frio de morrer e um conjunto de feirantes que tentam impingir aos visitantes bugigangas sem interesse, como ímans para o frigorífico, abre latas ou ponchos da serra. 
lá encontrámos um restaurante razoável, almoçámos, e descemos a serra de regresso a casa. nada mais a acrescentar. acho que vale mais a pena uma visita ao talasnal, na serra da lousã. é mais perto, a vista de serra é igualmente bonita e a aldeia, apesar de muito mais desertificada, é mais genuína.
em suma, um fim de semana em cheio, como já é habitual.
já em coimbra, e para terminar em cheio, fomos dar com a i. em intensa actividade artística com o seu estojo de pintura do nody. resultado: mesa azul, roupa azul e dedos azuis - e a tinta não sai dos dedos! lindo....

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

ideia genial!

esta ideia é genial: pintar a mesa do quarto das crianças com tinta de ardósia. assim, ficamos com um 2 em 1 - mesa e quadro para deambulações criativas.
vem directamente de um dos blogs de leitura diária obrigatória, o http://littlegreennotebook.blogspot.pt/, escrito por jenny komenda, uma designer/decoradora de interiores/bricolager/mãe de uma catrefada de crianças que não tem medo de sujar as mãos e que executa por si todos os projectos que idealiza (não sei onde é que ela arranja tempo para tudo...).
já estou a imaginar o quarto da i. (aqui ou na quinta) com uma mesa assim. ela ía adorar!
 


arte: habilidade ou disposição dirigida para a execução de uma finalidade prática ou teórica, realizada de forma consciente, controlada e racional.
lado a lado: as obras de avó e neta.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

a avó t. costumava dizer que só as pessoas pouco inteligentes é que se aborrecem e, de facto, há tanta coisa para fazer em casa num dia chuvoso que aborrecermo-nos é uma verdadeira perda de tempo. sugestões para uma tarde de outono, em casa:
1 - fazer palavras cruzadas dos jornais da semana;
2 - assar castanhas - aquece a casa e é das melhores coisas que o outono tem;
3 - ler um livro enroscado no sofá;
4 - pôr em dia as séries em atraso (já tenho ali em stand by mais um episódio de downton abbey!);
5 - convidar os amigos para um lanche feito por nós, com direito a chá quente e scones acabados de fazer;
6 - fazer a manicure/pedicure;
7 - jogar scrable ou catan;
8 - aproveitar para fazer arrumações (check !)
9 - escrever uma carta a um amigo que está fora;
10 - não fazer NADA, deliberadamente!



ainda o dia não vai a meio e já:
- arrumei a minha secretária (!!!!!! gritos de alegria!!!!!);
- levei o lixo da minha secretária para o ecoponto (um saco de compras cheio);
- comprei prendas de natal para as crianças, e não só;
- li livros de crianças, aproveitando o que resta da manhã.
nada mau. este dia promete!