Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

"cuspido"

a minha actual condição de mãe a tempo inteiro leva-me a ver bastante tv, e tendo em consideração que a televisão portuguesa é, durante o dia, uma coisa de fugir, vou apanhando aqui e ali algumas pérolas.
acabei de assistir a uma parte do programa da fátima lopes na tvi e não posso deixar de partilhar convosco um grande momento televisivo. o jogo consistia corrida de sacos de batatas sendo que no fim, o concorrente que chegasse primeiro à meta tinha de responder a uma questão. à pergunta "quem é o deus romano do amor?" e concorrente saiu-se com esta - "cuspido". foi tão mau que até a própria fátima lopes se desmanchou a rir e teve de dizer que não podia validar a resposta. depois, e como se isto não fosse suficiente, foi feita uma nova pergunta: "quantas pousadas da juventude há em portugal?". resposta da sr.ª - "50000". !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
não preciso de dizer mais nada, pois não?

sentimento de culpa

no outro dia, num programa de tv qualquer, ouvi a jennifer lopez (!?!?), que teve gémeas, dizer que ninguém prepara uma mãe para o sentimento de culpa que surge logo que o bebé nasce - e é absolutamente verdade! ensinam-nos a maior parte das coisas nas aulas de preparação para o parto, o resto vai-se aprendendo com a prática, mas ninguém nunca fala do sentimento de culpa. sentimos culpa se demoramos demasiado tempo a tomar banho ou a secar o cabelo, se tomamos o pequeno almoço antes de lhes dar de mamar, se andamos demasiado tempo no supermercado às compras com eles espremidos dentro do ovo, ou ainda se os deixamos na creche sem saber se vão conseguir comer a sopa, como é o meu caso de hoje.
não quero ser feminista, mas acho que os pais não percebem este sentimento. é avassalador. é irracional e absolutamente involuntário, mas acho que deve fazer parte do que significa ser mãe...caras amigas que ainda têm o vosso bebé na barriga, preparem-se!

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

1º dia da i. na creche


na verdade o post devia chamar-se "primeiras horas da . na creche" porque só lá ficou hora e meia, mas enfim...
pois é, parece impossível mas já se passaram 4 meses e para a semana eu já volto ao trabalho, por isso, é altura de começar a ambientar a i. à creche.
o primeiro dia correu muito bem. deixei-a lá a sorrir nos braços de uma das educadoras e quando a fui buscar estava sentada a observar os outros bebés. pelo meio, dormiu uma sesta, o que deve ser sinal que estava relaxada. amanhã o esquema é o mesmo e só na 4ª feira é que a vou lá deixar o dia todo. :(
entretanto, já começou a comer sopa e fruta. a sopa ainda vai entrando, embora muito a custo. quanto à fruta, faz caretas como o pai e manda-ma comer a mim. o que vale é que com os seus 7300kg aguenta ficar a meia ração durante 2 ou 3 dias :)
hoje ao final da tarde vamos a mais uma sessão de massagens para bebés. os desenhos em cima ilustram o esquema de massagens da semana passada - a minha preferida é a ordenha sueca!!! - esta semana devemos ter um novo plano.
o objectivo é aprender a fazer a massagem na aula e depois treinar com o bebé durante a semana, preferencialmente à mesma hora. segundo a associação nacional de massagem infantil as massagens são altamente benéficas e tornam os bebés mais calmos.
a i. ainda não se mostrou especialmente interessada nas minhas massagens, o que me leva a questionar se serei eu que sou muito naba ou se é ela que é insensível. vamos a ver como corre logo à tarde.

faleceu, mas ressuscitou!

para todos os que não me mandam sms a pensar que ainda não tenho telemóvel informo que o meu antigo telemóvel é tão fabuloso que passados dois dias do incidente da retrete ele voltou à vida!

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

pela retrete abaixo

deixei cair o meu telemóvel pela retrete abaixo. algo verdadeiramente estúpido. tinha-o no bolso do meu casaco comprido e quando me levantei........lá foi ele. apesar dos meus rápidos reflexos, de já o ter desmontado, desinfectado (arghhhhhhhh) e secado com o secador, parece-me que ele faleceu. isto até pode não ser mau. na verdade, o "telemóvel submarino" tinha vontade própria. tinha qualquer coisa contra as mensagens de algumas amigas: a a. e a c. na maior parte das vezes, sempre que alguma delas me mandava um sms, eu recebia um sms delas, mas de há 2 ou 3 anos atrás, por exemplo, e a mensagem que haviam mandado só chegava ao meu telemóvel quando eu o desligava e voltava a ligar. enfim, algo muito estranho.
mas o que mais me impressionou no episódio, para além de ter de ter tirado o telemóvel de dentro da retrete (relembro os meus leitores que já foram feitos estudos que provam que a retrete não é, na verdade, das zonas com mais bactérias na casa das pessoas - o esfregão da loiça, por exemplo, pode ser algo bem mais imundo!) , foi a sensação com que fiquei depois de ficar sem ele. senti-me incontactável, desterrada, completamente à toa, sem saber que horas eram (eu nunca uso relógio - para além do do telemóvel) ....isto apesar de estar em casa, com net e com outros telefones.
é absurdo como hoje em dia não conseguimos viver sem aquela porcaria.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

forrar caixas de sapatos - feito!





com a minha licença de maternidade a chegar ao fim começo a sentir a pressão dos projectos que me comprometi a executar e que até à data ainda não foram iniciados. é o caso das caixas de sapatos. tenho montes delas, mas como a sapateira do nosso quarto é aberta e as caixas são todas de cores diferentes, o resultado final não é muito bonito. sempre que me deito na cama e olho em frente para a sapateira penso que tenho de resolver a questão. ontem, num passeio de fim de dia, dei um pulo ao hiper china e comprei um papel autocolante preto a imitar madeira em cor wengé. as caixas ficaram perfeitas e com pouco mais de 1 euro e algum esforço poupei os 20 e tal euros que gastaria se tivesse comprado umas caixas pretas do IKEA.