Pesquisar neste blogue

domingo, 28 de fevereiro de 2010

um fim de semana produtivo

a cafetaria do museu do oriente: um pouco de cor num museu de paredes pretas.
berços e colchões
o carro em 2ª mão.
uma cara feia mas colorida, proveniente da tailândia, em exposição no museu do oriente
os pormenores do chuveiro novo dos meus sogros.

este fim de semana fomos a lx e só posso dizer que foram 2 dias muito produtivos. começámos sábado de manhã com uma visita ao ikea. resultado: 1 cama de grades, 1 colchão, 1 protector de colchão, edredon e lençóis, almofadas, toalhas, babetes, muda fraldas, etc, etc, etc. realmente, ter um bebé é descobrir um novo mundo e há coisas que nem imaginava existirem.
da parte da tarde, mais compras: bodyes, calcinhas, vestidos, biberons, fraldas de pano.......e a descoberta de uma loja de coisas para bebé em segunda mão que vale muito a pena. imagino que alguns de vocês estejam a torcer o nariz com a conversa das coisas em segunda mão. eu, à partida, também torci o nariz, mas surpreendi-me. a kidstokids é uma loja muito bem organizada, com coisas que parecem realmente novas e preços imbatíveis. conseguimos até comprar o chassis do carro de bebé (visto que nos foi emprestado, pela nossa simpática prima m. o ovo, o adaptador para o carro e a alcofa) a um terço do seu preço normal.
depois de tanto consumismo, a manhá de domingo foi passada no museu do oriente. gostei, mas confesso que depois do louvre tudo me parece pouco....
finalmente, não posso deixar de referir a nova casa de banho dos meus sogros e os seus promenores à martha stewart, como a borracha para limpar os vidros do chuveiro assim que se acaba de tomar banho. muito inteligente!

domingo, 21 de fevereiro de 2010

esquecidos da tia arminda


a tia arminda era irmã da minha bisavó (espero não estar a cometer uma gaffe genealógica) e vivia na casa ao lado da nossa quinta. lembro-me de poucas coisas acerca dela, mas nunca me posso esquecer de ir lá a casa, com o meu primo l., e de ela nos dar amêndoas de páscoa, que estavam sempre guardadas a sete chaves no armário da escura sala de jantar.
uma das características da tia arminda era ser muito, mas mesmo muito somitica por isso, não é para admirar que a única receita que tenho dela seja a destes bolos, que se chamam esquecidos, e que não levam quase nada, mas são muitíssimo leves e bons!

aqui fica a receita:
3 ovos
1 chávena de chá de açúcar
2 chávenas de chá de farinha
1 colher de chá de fermento.
bate-se tudo e depois dispoe-se em círculos pequenos num tabuleiro e leva-se ao forno médio até ficarem dourados.

estendais de roupa


hoje chove :( mas ontem o sol ainda espreitou por estas bandas. não pude deixar de sorrir ao ver os estendais carregados de roupa, por toda a cidade. eu fiz o mesmo!

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

http://opontoeafins.blogspot.com/


a minha amiga s., experiente enfermeira, teve a sua primeira bebé em dezembro. apesar de ser a primeira filha, a s. é uma autêntica profissional, e vê-la a cuidar da i. é como ver uma mãe que já teve 10 outros filhos.
assim, muitas têm sido as dúvidas que eu e as restantes amigas grávidas ou mães temos colocado à s.
esta semana, ela teve uma ideia fantástica: criar um blog sobre a gravidez e a maternidade.
eu estou fã e já tirei imensas dúvidas. vão ver em http://opontoeafins.blogspot.com/

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

mais flores

ando com saudades da primavera, do sol, do calor. acho que toda a gente anda. este tempo é um desespero e estou farta de ter o cabelo encaracolado, por mais que o tente esticar.
hoje passei no mercado e não resisti a trazer umas flores para alegrar a casa.
a propósito de flores frescas, e da forma de as conservar por mais tempo, aqui ficam algumas dicas possíveis:

- colocar umas aspirina na água;

- colocar umas gotas de líxivia na água para matar os fungos;

- preparar uma porção de "comida para flores" composta por: gotas de sumo de limão, 1 gota de lixívia, 2 colheres de chá de açúcar.

alguém conhece mais alguma receita?

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

florescem malmequeres no wc

os stickers de malmequeres foram uma das prendas de natal dos meus primos para a minha avó.
antes

a proprietária feliz com o seu novo jardim.

haverá coisa melhor que plantar malmequeres num dia horrível de inverno? a minha avó acha que não e por isso, depois do almoço, dedicámo-nos a colar flores na sua casa de banho.
o wc ficou mais alegre e minha avó mais feliz!

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

john mayer e as grávidas no rock in rio

recebi hoje a seguinte resposta da organização do rock in rio sobre a minha problemática:

"não existe nenhuma área reservada para grávidas, no entanto informamos que a Cidade do Rock está preparada para receber pessoas com mobilidade condicionada, tendo duas zonas para estas situações: uma com visão para o Palco Mundo e outra para o palco Sunset Rock in Rio. os acessos no interior do recinto permitem o usufruto não só das duas zonas anteriormente referidas, mas também da maioria das zonas lúdicas existentes, embora, em alguns casos, devido à inclinação do terreno, possa ser necessária a ajuda de terceiros para a realização do percurso. existem estacionamentos específicos para o efeito, sendo os acessos ao recinto feito por uma entrada específica".

em primeiro lugar, nunca pensei que me respondessem tão rápido - ou melhor, tinha sérias dúvidas se iriam responder de todo.
não obstante o exposto, o que significa lugares "com visão para o Palco Mundo"? isto significará lugares a 2 km do palco? eu nunca fui ao rock in rio.
finalmente, e apesar de ser óbvio que a mensagem se destina a pessoas em cadeira de rodas, não pude deixar de me rir com o "devido à inclinação do terreno (talvez) possa ser necessária a ajuda de terceiros para a realização do percurso" - imaginei logo eu com um barrigão e o d. a empurrar-me pela bunda monte acima. :)
bom, logo se verá se o migabel me deixará ir.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

o rúben miguel


o rúben miguel é uma criança hiperactiva (e com outros problemas) que há já 2 dias, ao fim da tarde, viaja comigo no T7. devo acrescentar - infelizmente viaja comigo no 7T.
passo a explicar, o rúben miguel tem uma irmã, maior que ele, mas igualmente surreal e um avô que se ri quando o rúben chama "coruja gorda" à avó, que por sua vez é uma pobre senhora que não tem mão nos netos e deve levar pancada do marido.
ontem, o rúben e a sua irmã (a quem poderemos chamar cátia vanessa, embora desconheça o seu nome) vieram toda a viagem (quase 20 minutos!!!!!) a cantar aos berros a música "lusitana paixão" da dulce pontes. conseguem imaginar? um verdadeiro suplício.
hoje, graças a deus, vinham a comer um croissant e por isso falavam menos, mas mesmo assim só de olhar para aquela família até me arrepio. resta saber o que me reservará a viagem de amanhã.....

john mayer

acabo de ouvir na rádio que o john mayer vem ao rock in rio!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
será que a minha barriga me vai permitir ir? espero que sim.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

cosmopolitans e outras coisas boas

este passarinho foi o miminho que acompanhava o shaker - decidi pendurá-lo num dos armários da cozinha com a lista de compras. adorei!

uma das grandes atracções da nossa passagem de ano na quinta foram os cosmopolitans preparados pela i. e pela s. e servidos em copos super vintage guardados desde há muitos e muitos anos no louceiro da sala de jantar. o louceiro da sala de jantar é gigante, está cheio de chávenas tresmalhadas e copos glamourosos, bomboneiras de vidro e pratos de porcelana que chocalham quando o x. e o h. batem nervosa e insistentemente com os respectivos pés no chão.
no último fim de semana, os cosmopolitans não falharam e foram ainda melhor preparados graças ao maravilhoso shaker que recebi da i.
apesar de não os ter provado, dada a minha actual condição (se bem que bebi uma bela caipirinha não alcoólica), achei que era simpático partilhar a receita dos cosmopolitans, que me foi dada pela própria i. aqui fica:

2parte de vodka
1 parte do licor vermelho (licor de laranja triple sec)
1 e 1/2 de sumo de frutos vermelhos ou de romã e chá verde
sumo de 1/2 lima
shake, shake, shake... e já está...

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

festarola

ena, já são tantas!
decorações
as flores da tia martha - fazem sempre sucesso!
coisas doces.
e o regresso: não percebo como é possível que tenhamos trazido mais tralha do que a que levámos. este é o aspecto do nosso elevador sempre que vamos (e vimos) da quinta.
tal como esperado, a festa correu lindamente. foi calminha, mas muito boa. a cozinha continua a ser uma das divisões favoritas dos convivas, a comprovar que o nosso make over da passagem de ano valeu a pena.
obrigada a todos os que vieram de longe para festejar os meus 30 anos!