Pesquisar neste blogue

domingo, 30 de agosto de 2009

fachada da cozinha

antes
ligeiramente diferente, não?

a imagem clássica. temos muitas fotos deste ângulo tiradas ao longo dos anos.

ufa, foi um verão árduo, mas valeu bem a pena!

antes e depois jardim da capela

antes, mas já com andaimes
meia picada

as surpresas: a janela que era uma porta e o armário que era uma janela

quase quase

o resultado final: a parede mais assimétrica do mundo! tenho sérias dúvidas quanto à janela da esquerda, mas agora é tarde.

dormir até às 10h30

cara de parva 1
cara de parva 2
cara de parva 3
depois de uma semana de trabalho, um fim-de-semana prolongado em tavira e mais uma semana de trabalho, voltámos este fim-de-semana à quinta para alguns retoques finais. antes de irmos descobri, numa passagem pela zara casa, estas fantásticas vendas para os olhos. claro que comprei duas: uma para mim e outra para o d.
para os que se estão a perguntar "o quê?!?" eu explico: o nosso quarto da quinta tem 6 janelas de 3 metros cada e com portadas de madeira. ou seja: às 6h00, mesmo com tudo fechado, já é de dia no nosso quarto. este fim de semana acordei às 10h30!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

sábado, 15 de agosto de 2009

casa de pássaros

em bruto.
primeira de mão.
com decoração floral para uma melhor integração na paisagem. as flores estão um bocado toscas mas têm de me dar o devido desconto - pintei-as com uma cotonete porque não tinha pincéis finos.

há cerca de 3 anos eu e o d. fomos a uma feira, ao pé da cortada do IP3 que vai para o luso. é uma feira que se realiza todos os últimos domingos do mês e que é enorme (vende-se de tudo, desde edredons do nody a pintaínhos, passando por máquinas agrícolas). apesar de sermos assíduos leitores do borda d'água (que traz todas as feiras e romarias, bem como demais informação utilíssima para todos os jovens agricultores - por exemplo, sabiam que é perigosíssimo podar quando a lua está em quarto minguante? não sabiam. não leêm o borda d'água......) só tivémos conhecimento da dita feira porque passamos ao seu lado quando às vezes vimos da quinta. adiante....na dita feira comprámos esta casa para pássaros, que tem estado na cozinha desde então a espera de ser pintada e pendurada.



hoje, visto que é sábado e que eu tirei o dia para não fazer nada (entenda-se não pintar mais janelas) dediquei-me a pintar a casa de pássaros. espero que o laranja não os assuste....

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

um batalhão de escaravelhos



a nossa pereira, moribunda há muitos anos, finalmente caiu. hoje, depois de cortada, descobrimos um batalhão de escaravelhos secos no seu interior.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

telhado da cozinha - a sequência





não tenho escrito porque ao fim do dia, quando finalmente me sento, estou demasiado exausta para o fazer. a minha amiga c. sugeriu que eu e o d. no fim disto tudo, fossemos para um spa, para relaxar - começo a achar que é uma boa ideia.
as obras têm andado, apesar de estarem atrasadas. a cada picadela nas paredes descobre-se alguma coisa: ou uma janela que nunca pensámos existir, ou uma porta que estava escondida por uma janela, ou ninhos de ratos......enfim, fazer obras numa casa antiga é uma autêntica aventura.
na 3ª feira tivémos a ajuda precisosa de uns trolhas extremamente qualificados que vieram de propósito de coimbra e de madrid para nos ajudar a rebocar uma parede. fica para depois um post com as fotos do resultado final - bastante satisfatório! obrigada s., c. e b.
eu e a mãe do d. passámos agora para as janelas de guilhotina da cozinha. já nem posso ver janelas!!!!!!!! (nos meus momentos de desespero penso que é por isto que as pesoas compram aquelas horríveis janelas de alumínio. depois acalmo, e depois da fase lixar, betumar, aplicar sub capa e pintar volto a adorar janelas de madeira) e o d., depois de ter picado uma das paredes do fogão e demolido umas arcas de madeira onde se guardava a lenha (e onde vivam famílias inteiras de ratos, de certeza!!!!) anda agora a aperfeicoar a técnica de chapar cimento. fico pasma com a perícia dele.

domingo, 9 de agosto de 2009

dia de descanso do pessoal




domingo. dia de descanso semanal. fomos à feira, fizémos uma sardinhada e, entre o restauro e de uma janela e uma porta, fizémos um bolo de iogurte e maçãs reinetas.
aqui fica a receita:
1 iogurte natural
3 copos de iogurte de açúcar e 3 de farinha
1 copo de iogurte de óleo
1 c/chá de fermento
5 ovos
2 maçãs reinetas
canela para polvilhar no final.

sábado, 8 de agosto de 2009

coisas boas

ontem fomos apanhar maçãs, pêras e limões do quintal. os limões são para as inúmeras limonadas que temos bebido (não sei se inspirados pelas teorias do citado professor capo), com as maçãs fizémos um delicioso puré de maçã que nos tem deliciado nas tardes quentes. para amanhã está planeada uma tarte de maçã reineta - alguma sugestão colher-de-pau?
também encontrei numa arca esta fantástica colecção de termos antigos. estão todos intactos, mas só um é que tem rolha. adoro as amolgadelas e as cores malucas. acho que ficarão fantásticos expostos numa prateleira na cozinha, depois da remodelação.


cadeiras de lona

as cadeiras antes, a secar, depois de uma lavagem.
as cadeiras ainda antes: aqui parecem bonitas, mas estavam manchadas. criando suspense para o resultado final....

sem pano

transformação em curso
o resultado final, com a banqueta a condizer.

estas cadeiras foram mais ou menos herdadas da casa de uns primos e estavam literalmente a apodrecer à chuva e ao sol. acho que foram resgatadas a tempo. estou a escrever-vos sentada numa, e que bem que se está....

novidades atrasadas

o banco antes - é curioso que as riscas verdas da serapilheira que cobria o banco tinham sido pintada à mão.
sem pano

os numerosos buracos correspondentes aos mais de 37 pregos.

costurando....

o banco no final: depois vão ver que bem que fica em conjunto com as cadeiras.

caros leitores, peço as mais sinceras desculpas pelo atraso com que vos escrevo, mas fiquei sem net. de todo o modo, foi muito bom voltar hoje ao blog e constatar que tenho tantos fieis seguidores. muito obrigada!
a obra vai a bom ritmo e nós finalmente intercalámos a remodelação das janelas com outras tarefas. hoje foi dia de dar banho aos cães (prometo postar mais daqui a bocado umas fotos do fox - o serra da estrela, a tomar banho) e contamos acabar de refazer as cadeiras de lona. na 4ª feira tive de ir a coimbra e levei a mãe do d. que ficou a fazer horas na baixa, nos tecidos de coimbra. conclusão: comprou uma lona giríssima para as cadeiras e desde então não larga a máquina de costura. aqui ficam umas fotos do antes e depois de uma banqueta que estava toda podre no sótão dos ratos (para os que não conhecem o lugar: é o forro do telhado no sótão da casa). o banco ficou muito giro, mas passámos o serão de 4ª feira a tirar pregos - o tecido estava seguro à madeira com 37 pregos de cada lado!!!! - um autêntico exagero.
até logo!

terça-feira, 4 de agosto de 2009

terça dia 4

ã caixa de ferramentas do carpinteiro....estive a cobiçá-la, confesso.
o fim do 1º dia de trabalho.

os nossos homens em acção!

um dos poucos sítios onde relaxamos: o terraço da sala de jantar ao pequeno almoço. agora ainda mais, uma vez que tivémos de desmontar a cozinha que agora se encontra dividida entre um corredor e um quarto.

o telhado antes, depois de tiradas as telhas.

a obra a sério (porque a nossa bricolage não conta, para este efeito) começou hoje. já tiraram as telhas e os barrotes de metade do telhado e descobriram que estava tudo muito mais podre do que se previa. também já chegou a onduline.
nós continuamos na saga das janelas e ainda só fizémos uma janela e meia. importa esclarecer que cada janela tem 3 metros de altura e, em cada uma, é preciso lixar dos 2 lados, por massa de vidraceiro de um dos lados, aplicar betume nivelador, pintar com sub capa e depois com tinta. e ainda há a questão das dobradiças. ufa....
infelizmente, hoje não temos histórias fantásticas do empreiteiro....quer dizer, há a história da sua ida ao dentista e do abcesso, mas estou demasiado cansada.
aqui ficam as fotos.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

segunda dia 3

o material em sentido!
produto do dia! bem que se podia chamar "gosma para prender os vidros às janelas"

eu bem digo...

a mãe do d. em acção.
o empreiteiro chegou, sozinho, às 9h. fomos à serração com ele tratar da questão dos barrotes que pela hora do almoço estava resolvida. a propósito da viagem à serração, andou a fazer-nos uma visita guiada: fomos a casa dele (onde vimos a sogra, que tem um bigode medonho), fomos à mega loja de material de construção que fez as delícias do d. e o ponto alto foi quando passámos em frente de um restaurante que tem um símbolo da playboy à porta e ele disse que aquilo era "a casa do júlio, ou do chulo, ou lá como lhe chamam"!!! e nos contou a dramática história da prostituta brasileira que foi assassinada e cujo corpo foi abandonado num pinhal dentro de um saco de plástico.
ao fim da tarde vieram descarregar os andaimes e amanhã começam as obras a sério.
nós, andámos, mais uma vez, às voltas com as janelas do nosso quarto e do sótão por isso, o produto do dia só podia ser: massa de vidraceiro - uma coisa super pegajosa e de difícil aplicação.
constatei que estou a ficar com um belo bronzeado à cavador!

domingo, 2 de agosto de 2009

domingo dia 2

ganhámos coragem e lançámos mãos à obra: desmontámos 2 das 12 janelas do nosso quarto. as janelas são enormes e é dificílimo manobrá-las, desmontadas, dentro de casa, por isso instalámos o estaleiro no terraço do andar de cima. palpita-me que vou ficar com um grande bronze!
a mãe do d. e o meu pai chegaram para nos ajudar.
entretanto, nos intervalos, comecei a ler um livro que encontrei perdido numa estante e que se chama “a prática naturista para viver num mundo sem doença segundo o professor n. capo”. muito bom!!! para hoje deixo-vos um dos conselhos do professor capo “para obter um sono tranquilo e repousante” – “para dormir bem é preciso ter sempre os pés quentes e a cabeça fresca o que se obterá pondo, aos pés, no leito, uma garrafa de água quente e uma ligadura molhada em água fria sobre a fronte. no verão, e nos casos rebeldes poderá pôr-se, entre a ligadura e a testa, gelo” (gelo?!?!? para dormir bem?!?). enfim, se o professor capo o diz…
amanhã, às 8 de manhã, devem começar oficialmente as obras…se o empreiteiro trouxer barrotes novos. vamos lá a ver….

sábado, 1 de agosto de 2009

sábado dia 1

o produto do dia (uma nova rúbrica do blog): betume para madeira, ou seja, a massa tapa-todos-os-tipos-de-buracos-nas-madeiras-podres-cá-de-casa!). óptimo para aplicar antes da sub capa.
as janelas do sótão.
os bichos voadores dos barrotes. que nojo...e estavam vivos!
os barrotes (grrrrr...que raiva!)

o início do dia: preparação do material

o dia hoje começou mal: acordámos com as galinhas às 6h45 e já não conseguimos adormecer mais. o empreiteiro não apareceu e descobrimos que os barrotes que ele trouxe para supostamente aplicar no telhado estão cheios de escaravelhos nojentos com asas. avisámo-lo que não queremos aquilo no nosso telhado e agora estamos sem saber se ele consegue arranjar outros barrotes até 2ª feira. se ele não conseguir, não há obra para ninguém…
entretanto, e para aproveitar o resto do dia, atacámos as janelas do sótão e podámos radicalmente o limoeiro.
amanhã o dia será melhor.