Pesquisar neste blogue

domingo, 29 de março de 2009

preparativos para a páscoa




este fim-de-semana andei divertidíssima nos preparativos para a páscoa. eu e a mãe do d. estivémos a experimentar receitas para fazer amêndoas de páscoa, já que as amendoeiras do vale da serra têm uma produção extraordinária! fizémos duas receitas, mas a das fotos (apesar de não ser a mais saborosa) é a mais divertida de fazer e a que fica com melhor aspecto.
a receita (que ainda precisa de uns ajustes - talvez sumo de limão ou essência de baunilha) é esta:
200g de açúcar em pó
1 colher de chá de farinha maisena
150g de amêndoas sem pele
corantes alimentares
àgua
Opcional: umas gotas de essência de baunilha

1 – deitar o açúcar em pó para uma tigela, juntar a farinha maisena e misturar bem. Juntar umas gotas de água e de essência de baunilha até ficar uma massa moldável
2 – dividir a massa em 4 partes, deixar uma das partes sem nada e juntar às restantes corante a gosto
3 – retirar pequenas porções de massa e espalmá-las um pouco em cima da mão. Em cima de cada bocado de massa colocar uma amêndoa torrada e moldar a massa à volta da amêndo.
4 – colocá-las num prato (nunca por nunca as ponham no forno!!!!) e deixá-las secar.
5 – comer!

terça-feira, 24 de março de 2009

a lata surpresa





como todas as 3ªs feiras, fui almoçar a casa da avó n., mas hoje tive direito a um presente: uma velha lata de que a minha avó, que tem a mania de deitar tudo fora (tudo, mesmo tudo! os desenhos que eu e os meus primos fazíamos em pequenos em casa dela devem ter sido todos incendiados na lareira!) se queria desfazer.
a minha avó tem na cozinha uma fantástica colecção de latas velhas que eu adoro: latas de chocolates, latas de bolachas, enfim, latas absolutamente vintage, com desenhos antigos e muita ferrugem à mistura. como é óbvio, já lhe disse que está proibidíssima de as deitar fora e foi por isso que hoje tive direito a esta bela lata vermelha.
trouxe-a para casa e só à bocado me lembrei dela. quando a abri, nova surpresa - estava cheia de linhas antigas, rendinhas, cordões, etc. a coisa mais gira que lá estava guardada, sabe-se lá desde quando, é um pacote de tinta para tingir tecidos "arti". a embalagem é giríssima e o conteúdo está intacto: livro de instruções e saquinho de tinta. uma verdadeira relíquia!

domingo, 22 de março de 2009

é tudo uma questão de embalagem



hoje, ao almoço de domingo, o meu tio mostrou-me a nova garrafa da água monchique - a CHIC.
confesso que não gostei muito da água (é demasiado mole...ou então sou eu que estou cada vez mais fan da água da minha BRITA), mas a garrafa é gírissima. não só pela simplicidade das suas linhas, como também pelo design do rótulo. é bom ver que as marcas portuguesas começam a apostar no aspecto visual dos produtos. acho que a garrafa antiga vai continuar a ser vendida, mas basta comparar uma e outra para decidir!

quarta-feira, 18 de março de 2009

bye bye fita-cola castanha!






descobri, num site qualquer, esta fantástica fita cola. já imaginaram se aquela horrososa fita-cola castanha fosse abolida para sempre e substituída por esta? já estou a imaginar caixotes de cartão de mudanças a parecerem embrulhos de natal... tenho a certeza que os senhores das mudanças andariam sempre mais bem dispostos...
até podem dizer que a fita-cola a imitar renda é um pouco kitsch, mas eu adoro! está à venda neste site http://www.oboiler.com/store.html

segunda-feira, 16 de março de 2009

felizes para sempre





adoro este convite de casamento! finalmente uma coisa verdadeiramente original...só tenho pena de não me ter lembrado disto quando fiz o meu. imaginam as gargalhadas que este convite não deve ter provocado quando chegou aos destinatários? muito bom!

domingo, 15 de março de 2009

para os mais distraídos

apesar de estar a adorar receber comentários vossos sobre a fidelidade canina com que seguem o meu blog, para os mais distraídos venho fazer o seguinte esclarecimento: quando eu escrevi que ninguém era seguidor do blog referia-me à nova funcionalidade que adicionei no blog. se virem bem, está na coluna da esquerda, em baixo das coisas que eu adoro. é só clicarem e seguirem as instruções para passarem, oficialmente, a ser seguidores! boa semana!

quinta-feira, 12 de março de 2009

organizadores de carteira



hoje chegou cá a casa a revista do IKEA - a ikea family live. é uma revista feita de reportagens a pessoas com casas fantásticas (ou por causa da decoração, ou por causa da organização, ou porque foram renovadas pelos proprietários) com coisas da IKEA, misturadas com outras. é uma descrição um bocado estranha, mas é mesmo assim. é uma revista pequenina, mas dá-me sempre boas ideias para usar cá em casa e apesar de, normalmente, só aparecerem casas da suécia, nesta edição, figura uma entrevista com uma portuguesa chamada constança cabral (será uma prima?). a constança é uma espécie de costureira que tem uma casa interessante (sobretudo depois de se ver as fotos do antes e depois da casa dela!), mas mais interessante que a sua casa, é o seu blog http://saidosdaconcha.blogspot.com/ eu fui lá espreitar e adorei a loja dela, especialmente, os organizadores de carteira! vão ver.

casamento indiano.

esta foto de um casamento na india fascinou-me! não só pelas cores e maravilhosos turbantes mas também pelo facto de faltar... a noiva!!!! ou será que a noiva é este sr. vestido de branco na 1ª fila?!

quarta-feira, 11 de março de 2009

seguidores da dinamarca!!!

o coisasnumacaixa está a internacionalizar-se....já chegou à dinamarca! viva a sofia e bem vinda!

terça-feira, 10 de março de 2009

será um must para o próximo verão de campos do MOCAMFE?


sim! isto é um saco cama! na verdade, é um dois em um - saco cama e disfarce de carnaval. é uma criação de um artista japonês chamado eiko ishizawa. infelizmente (ou felizmente ?!) ainda não está à venda.....

domingo, 8 de março de 2009

uma boa forma de começar a semana....a flutuar





os balões andam por aí, em todos os blogs, em fotos ou desenhos, de todas as cores. não resisti a deixar-vos algumas das melhores imagens de balões com que me tenho deparado. porque me lembro deles das festas de infância, da escola primária, dos jogos no pátio do jardim escola, os balões fazem-me sempre sorrir.
boa semana!

bolo de bolacha.... de marte!

o meu bolo...de marte.
sem decoração
as minhas bolas - as azuis claras ficaram ligeiramente queimadas.
a minha inspiração! espero que para a próxima o meu bolo fique maiis parecido com este...

se é certo que durante este fim de semana não fiz ab-so-lu-ta-men-te nada, a verdade é que o meu último fim de semana foi bastante produtivo. além da instrutiva lição gastronómica na quinta de s. luiz, fiz, para o almoço de família do domingo passado, bolo de bolacha. mas só o fiz por uma razão: para tentar imitar a decoração que vi no blog http://inchmark.squarespace.com/.
é muito fácil de fazer e apesar de o meu bolo não ter ficado tão bonito como o da foto do dito blog, o efeito final é engraçado. como é óbvio, quantos mais variadas as cores do corante alimentar, mais colorido fica o bolo.
as bolas para decorar o bolo são feitas de cobertura royal icing, ou seja:
2 claras de ovo
2 colheres de chá de sumo de limão
330 gr de acuçar em pó (açúcar baunilhado)
corante alimentar
bate-se tudo, e dispõe-se em bolinhas sob uma folha de papel vegetal. teoricamente, esta cobertura deve ser deixada a endurecer durante a noite, mas isto não aconteceu com a minha. no dia seguinte, como as bolinhas ainda não estavam secas, tive de as por uns minutinhos no forno.
é preciso ter cuidado para não por demasiado corante alimentar (basta uma gota pequenina) e para não deixar as bolinhas queimarem no forno.
o sabor também é óptimo: sabem a suspiros!

sábado, 7 de março de 2009

bom fim-de-semana!

é isto que eu vou fazer durante todo o fim-de-semana!

segunda-feira, 2 de março de 2009

organizem-se!...com coisas básicas

usar uma velha jarra alta para arrumar, deixando à vista, rolos de papel higiénico
esta já tinha mostrado antes, mas vale a pena relembrar: usar um cabide para organizar os colares (façam o que eu digo, não façam o que eu faço - a minha gaveta já não fecha!)

caixa de fósforos transformada em kit de costura de viagem

prateleira de chuveiro para organizar a despensa ou a lavandaria

rolo de papel higiénico como organizador de cabos.
rede para lavar roupa interior usada para não perder as tampas dos tuppwares dentro da máquina da loiça.

fácil, útil e barato!!!