Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

dias das bruxas


para os que andam mais distraídos, amanhã é dias das bruxas! e se não fosse a triste circunstância de a minha amiga A. estar algures na patagónia a ver pinguins, a minha amiga C. estar algures em madrid, o meu amigo S. andar a fotografar os hospitais de viseu, a minha pri ter tirado os pontos do dente do siso e não dever conseguir comer nada de jeito e o meu primo..bem, não sei o que anda a fazer....se não fosse tudo isto, amanhã fazia um jantar de dia das bruxas cá em casa.

mas como não o vou fazer só me resta contar o que faria, se o fizesse: decorava a casa toda com morcegos e silhuetas de bruxa, cujos moldes tiraria do site da tia marta, faria uns maravilhosos queques de chocolate em forma de cérebro, faria uns marcadores de mesa em forma de homem abóbora/mulher abóbora e iria abrir a porta aos meninos dos bolinhos e bolinhós com aquela magnífica bandolete do morcegos.

ainda não sei se consigo resistir a fazer a bandolete.......
aqui fica o link para download dos moldes

terça-feira, 28 de outubro de 2008

sabonetes











eu tenho uma mania, uma de muitas. quando vou ao supermercado não posso não passar pela secção dos produtos de higiene (também adoro a dos detergentes, mas isso fica para outro post). nas minhas últimas viagens tenho reparado na cada vez maior oferta de sabonetes. não estou, é claro, a falar dos sabonetes normais, mas daqueles sabonetes enormes, envoltos em embalagens de design apurado, com um cheiro delicado, que dá vontade de levar para a casa e deixar no lavatório da casa de banho, só como decoração. acho que poderiam ser denominados de sabonetes gourmet!
muitos deles são estrangeiros, mas cada vez mais se encontram sabonetes de fábricas portuguesas que aos poucos estão novamente a renascer, como os sabonetes da empresa ach. brito (e que até foram escolhidos pela oprah no seu catálogo de natal!) ou de novas fábricas, como os sabonetes artesanais beija-flor que em coimbra se vendem na loja antrohp, na rua da alegria.
aqui há uns meses, descobri outro sabonete maravilhoso, não só pela embalagem, mas pelo maravilhoso cheiro a jasmim. é da zara home e cheira mesmo beeeemmmmm!

banana bunker?!


teoricamente isto serve para transportar bananas. é certo que quando levamos uma banana para qualquer lado, a menos que a acondicionemos devidamente, as probabilidades de ela chegar esmagada, são muitas, mas será que este é o invólucro ideal? ou talvez seja eu que tenha uma imaginação muito fértil......;)

a prometida foto


sem gabarolices, o biombo foi um verdadeiro sucesso.

desde as crianças mais pequenas até aos mais velhos, quase ningém falhou. e o resultado final foi projectado no fim da noite para delícia de todos!

uma ideia a repetir, definitivamente.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

o cenário perfeito






aqui há uns tempos vi num blog qualquer uma excelente ideia para garantir fotos divertidas numa festa de casamento. para escapar às tradicionalíssimas fotos tipo o noivo-e-a-noiva-olhando-se-apaixonadamente ou os-amigos-do-noivo-com-o-noivo e vice-versa, arranja-se um sítio resguardado onde se cria um cenário diferente. a ideia é, no fundo, tentar recriar aquelas máquinas de fotografias instantâneas que existem nas estações de autocarros (será que ainda existem???), em que se põe uma moeda, olha-se para um ecrã durante x segundos, e no fim a máquina "vomita" uma tira com 5 fotos.

no caso deste biombo que fiz para o casamento da A. o que se pretende é que, no local do copo d'água, exista um espaço onde as pessoas, em grupo ou não, possam ir fazer fotografias malucas. para tal, vamos ter uma máquina fotográfica presa a um tripé e uma caixa cheia de adereços, para conferir algum glamour à sessão!

prometo depois "postar" aqui o resultado de algumas dessas sessões.

para fazer o biombo são precisas: placas de contraplacado (compram-se no AKI e também se cortam lá à medida), dobradiças (nem imaginam as discussões que tive com o D. a propósito das ditas dobradiças), papel de parede e cola para papel de parede.

domingo, 19 de outubro de 2008

novos usos para velhas latas






como madrinha da A. decidi oferecer às restantes convivas da despedida de solteira uma recordação para levarem para casa. Assim, pintei de branco velhas latas de cigarrilhas, todas iguais, imprimi etiquetas para recordação do dia da festa e, lá dentro, coloquei um cartão com a morada da casa nova da A. e do A., e um chocolate, ao qual tirei o rótulo original, e decorei com uma tira de papel da cor da restante decoração e outra etiqueta. no final, rematei com uma fita azul. a vantagem de sermos só 8 é poder fazer estes mimos.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

festa!


amanhã é dia de festa, por isso volto aos posts no domingo para mostrar o que se pode fazer com velhas latas de cigarrilhas.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

caixas de amêndoas coloridas






esta semana, além de outros afazeres de madrinha, tenho andado entretida com as caixas para o casamento da A.

hoje, finalmente, pude montá-las, enchê-las de amêndoas de açúcar que a A. encontrou numa pastelaria bastante improvável, na baixa, e dar-lhes os retoques finais.

já só faltam mais 50.....

domingo, 12 de outubro de 2008

como seríamos se tivessemos nascido 30 anos antes?


encontrei, por mero acaso, o site http://www.yearbookyourself.com/.

como podem ver pela pequena amostra que vai anexa a este post os resultados que podemos obter ao enviar a nossa foto para o site e andar para trás no tempo até 1950 são hilariantes!

pode ser também uma boa opção se estiverem a pensar em mudar de penteado...

flores de papel tamanho XL





para grandes ocasiões, grandes decorações. que tal estas flores de papel tamanho XL? garanto que o efeito é dramático e são muito fáceis de fazer.

"receita":

20 folhas de papel de seda de 50x70cm

1 arame

tesoura


1º colocar as folhas umas sobre as outras e dobrá-las em "acordeon"

2º arredondar as pontas

3º dobrar a folha ao meio

4º segurar com o arame

5º separar as folhas uma das outras

simples!

latas


cá está mais uma das coisas pelas quais eu tenho um verdadeiro vício: latas. cada vez que encontro latas, sejam novinhas em folha ou velhas e enferrujadas, seja num hipemercado, numa loja dos 300, nos chineses, na feira.....tenho sempre de me controlar para não as trazer para casa.

da última vez que fui ao jumbo encontrei esta caixa de pensos rápidos da hansaplast, que pela comemoração dos seus 85 anos (incrível!!!) produziu uma edição limitada.

a propósito da dita lata lembrei-me de quantas latas guardamos depois de esvaziado o seu conteúdo original e dos usos que lhes damos a seguir. para mim servem para guardar tudo: clips, ganchos de cabelo, agulhas de costura, selos.......

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

cozinhas de brincar....de cartão!


não é linda? é uma cozinha de cartão!

a ideia é fantástica! qualquer um pode fazer uma cozinha de cartão, reciclando um caixote e acrescentando depois uma série de pormenores: os botões do fogão podem ser puxadores a sério, as latas do armário podem ter rótulos de produtos a sério (arrancados de frascos ou latas e colados no caixote), a porta do fogão pode abrir-se (basta cortar os cantos). e o melhor: quando a cozinha deixar de ter interesse, tiram-se os extras colocados, espalma-se o caixote, e coloca-se no eco-ponto. não é uma maravilha?

terça-feira, 7 de outubro de 2008

olha o robot, é pró menino é p'ra menina, é-ó.....






lembram-se desta música? tenho uma vaguíssima memória de duas crianças a cantá-la. devia ser uma espécie de video clip dos anos 80......


bom, os robots regressaram em força! t-shirts, stikers, jogos e até calculadoras. duvidam? então vejam esta amostra!

papel de parede ou parede de papel









agora que o papel de parede voltou a ser moda e está por todo o lado (geralmente com o mesmo tipo de padrões: florais ou geométricos) aqui fica uma ideia refrescante de uma sr.ª chamada deborah bowness.

gosto sobretudo do papel que imita os livros. a foto correspondente é de um hotel em frança, mas acho que ficava perfeito num escritório.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

passos para uma despensa organizada: façam o que eu digo, não façam o que eu faço!


na secção "How to" da revista Domino vem um artigo interessante sobre como organizar a despensa.

a pensar na minha amiga A. que, assim que acabar de montar os armários da cozinha da sua nova casa, vai começar a enchê-los de coisas deliciosas (espero eu, que também espero poder ir lá assaltar os armários de vez em quando!), aqui vai a dica:

dividir a despensa em 5 àreas: pastelaria (açúcar, farinha, fermento....); farináceos (massas, arroz, feijão...); pequeno-almoço (cereais, tostas, leite, café,...); enlatados e goluseimas (bolachas, biscoitos, chocolates...). parece-me um bom começo para uma despensa novinha em folha!

domingo, 5 de outubro de 2008

famílias.


a semana que passou foi uma semana de família. a avó N. fez 85 anos e soprou as 85 velas colocadas estrategicamente pelo meu tio, o meu pai, a minha prima e eu, num bolo feito por mim. não conseguiu apagá-las todas de uma vez, mas isso não importa. estava feliz e isso é que é importante.

depois disso tivémos uma fantástica sessão de retratos, que deu origem a fotografias que em breve integrarão uma nova parede ou um álbum de família.

não há nada mais importante que a família....por mais lamechas que isto possa soar.